A Mazda apresentou esta semana, no Salão de Tóquio, a sua visão para o futuro. E ela se chama RX-Vision Concept, um dos carros mais incríveis que vi em 2015 até agora.
Por que ele é tudo isso? Duas razões. Primeiro o visual fantástico e super moderno. Segundo, o RX-Vision traz sob o capô um motor rotativo SKYACTIV-R.
Como desconfio que alguns leitores não estejam familiarizados com essa tecnologia, darei um breve resumo sobre ela, ok? Inventado na década de 20, esse tipo de motor (também chamado de Wankel, em homenagem ao seu criador) utiliza rotores em vez de pistões.
Ele chegou a ser sinônimo de alta tecnologia automobilística, pois possibilita uma maior potência com menor descolamento. O Mazda RX-8, por exemplo, fazia 232 cavalos com apenas 1,3 litro.
O motor rotativo, porém, tinha um ponto fraco: consumo e emissão. Por isso ele foi caindo em desuso e, das grandes montadores, apenas a Mazda seguiu o utilizando até (supostamente) aposentá-lo de vez em 2012.
Mas agora ele está de volta, senhores.
A Mazda não divulgou as especificações do RX-Vision, que ainda é uma versão conceito, mas já avisou que pretende levá-lo para a rua um dia.
“O RX-Vision representa um futuro que a Mazda espera poder transformar em realidade”, disse a empresa. O que isso significa? Que eles talvez tenha resolvido enfim o problema de consumo dos motores rotativos.
E, realmente, isso pode trazer uma mudança massiva na indústria automobilística.
Enquanto aguardamos mais informações dessa extraordinário máquina, vamos admirar suas fotos: