Depois do lançamento do diabólico Dodge Challenger SRT Hellcat 2015 apenas uma certeza todos tinham: que ele não manteria seu posto de muscle car mais potente do mundo por muito tempo. Ainda mais quando existem lendas como o Dodge Viper pelo caminho. Basicamente, american muscle car é um termo que se refere à carros americanos de alta performance de 2 portas e com motores poderosos.
O que não se esperava era que a reação fosse tão rápida. A chegada do Hellcat obscureceu o até então líder do segmento com seus poderosos 640 cavalos de potência, mas nem de longe sufocou sua aura mítica.
Para alguns, o Viper nunca deveria ter deixado o seu lugar no hall da fama e essas pessoas acreditam que esse foi o maior sacrilégio já cometido pela Chrysler em toda história. Mas tudo isso parece já ter uma data para “retratação”: ocorre que a montadora americana deixou vazar na semana passada que o Viper 2015 pretende retomar o seu posto da maneira que ele mais conhece – ou seja, pela força.
A ideia é dotar o modelo com um motor que lhe entregue brutais 800 HP, o que significa redesenhar drasticamente carroceria, freios e câmbio, reforçando-os para suportar tanta potência. E as fontes dizem que já existe inclusive um protótipo rodando por aí.
A mágica por trás deste desempenho todo tem duas prováveis explicações: uma delas é a de que a Dodge estaria testando um motor completamente novo, especialmente desenhado para equipar a víbora; e a outra é a de que o motor V10, que já é usado hoje, vá sofrer alterações para receber uma sobrealimentação que irá “anabolizá-lo”.
Das duas hipóteses, se aposta fervorosamente na segunda como a correta, visto que desenvolver um novo propulsor demandaria muito custo e não haveria tempo hábil para tanto. Além do mais, o V8 que o Hellcat utiliza não pode ser aproveitado no Viper porque ele simplesmente não cabe debaixo do capô.
Seja como for, a novidade parece ter despertado os entusiastas – e também as revendas, que já contam com o aumento de comercialização que essa briga vai render. E parece ter acordado também a GM, que, alertada pelos gansos da concorrência, já aponta com novidades no novo Corvette Z06 que vem por aí. Aguardemos!