Você sentou e elaborou todo seu período de treinamento, fez uma nova avaliação, comparou com a avaliação antiga e não teve os resultados esperados. O que fazer?
Eventualmente você irá progredir menos do que esperava, ou pelas expectativas muito altas ou pelo fato de que quanto mais experiente somos no treinamento menores são as evoluções. E tudo isso é normal.
Precisamos então tomar medidas para dar a volta por cima e reencontrar o mais rapidamente possível o caminho da evolução.
Às vezes não foi tão ruim
Já vi gente reclamando porque só perdeu 5 kg no mês. Isso é um absurdo. A mídia fica anunciando produtos para se emagrecer 10 kg em poucos dias, mas, além de irreal, isso seria extremamente prejudicial à saúde.
É preciso avaliar o que deu errado
Qual foi a grande mudança realizada nesse treinamento em relação aos treinos anteriores? Se você já leu alguns posts meus aqui no El Hombre, deve saber que o ideal é alterar apenas um fator por treinamento para que seja possível saber exatamente o que dá e o que não dá certo para você.
Mas caso você tenha alterado muitos fatores, vamos procurar informações no que sabemos que tem maior tendência a levar ao fracasso: aumento de volume. Portanto, fique esperto a essa questão, pois aumentar bruscamente o volume do treinamento (ou a frequência, malhando 5-6 vezes por semana) não é recomendável.
É preciso mudar rápido, mas de maneira inteligente
Não adianta ficar esperando milagres acontecerem com o seu treinamento sem fazer nada, mas também a ideia não é ficar pulando de método para método – ou seja, fazer uma coisa hoje, mas amanhã percebe que é melhor outra, e aí no fim de semana finalmente decide pela terceira opção.
O ideal é decidir uma estratégia e seguir com ela. Procure evitar também “treinos frankensteins”, em que você tenta juntar um monte de treinos diferentes em um só.
Analise friamente
Às vezes somos muito apaixonados por algo e isso nos cega em relação à verdade. Por exemplo, você quer muito desenvolver uma musculatura e, mesmo sabendo que não é certo, faz 10 exercícios focados nela. É preciso se desapegar e analisar o treino sem paixões. Só assim conseguiremos fazer a leitura correta.
Ter muitos objetivos não é bom
Você quer ganhar 10 kg, definir seu abdômen e correr uma maratona até o final do ano. Errado. Não adianta ter um monte de objetivos. É preciso definir um por vez, tendo em vista que um tipo de treinamento interfere no outro. Além disso, você, obviamente, precisará ajustar sua alimentação de acordo com o objetivo. E se você tiver vários isso será um problema.