Você já ouviu falar de contágio social? Em poucas palavras, essa é uma tendência que temos de repetir comportamentos que são realizados perto de nós.
E nem sempre se trata de algo voluntário. Claro, há vezes em que tentamos imitar os outros, como quando nos vestimos do mesmo modo que nossos amigos. No entanto, é frequente que não estejamos cientes do fato de que estamos copiando aqueles ao nosso redor.
Pesquisas indicam que tais imitações involuntárias contemplam as mais diversas áreas da vida e levam-nos a alterar nosso discurso, nosso midset, nosso tom de voz, nossos gestos, nossos maneirismos e nossas posturas, entre outras coisas.
Mais: não estamos imunes sequer a imitar as expressões faciais, os humores e as emoções daqueles que nos cercam. Acredita?
As roupas que usamos, a linguagem que utilizamos, os alimentos dos quais gostamos, as músicas que escutamos, nosso humor e até mesmo nosso peso consistem em fatores que são em parte determinados pela comunidade na qual vivemos.
Em poucas palavras, ao mesmo tempo em que moldamos o ambiente no qual atuamos, somos também moldados por ele
Isso não significa que não tenhamos gostos e opiniões próprias, mas o fato é que aqueles que se encontram próximos a nós influenciam os nossos pensamentos, atos e até mesmo o que sentimos a nosso próprio respeito.
E, em última instância, afetam também o quão felizes, bem-sucedidos e saudáveis somos.
Ao entendermos o poder do contágio social, é possível que tiremos bom proveito dele. E, de fato, um dos melhores modos de fazê-lo é nos cercando de pessoas que exerçam efeitos positivos sobre as nossas personalidades e, de maneira mais ampla, as nossas vidas.
Busque estar sempre cercado de pessoas que o inspirem a ser a sua melhor versão, que o motivem a alcançar os seus objetivos, que o ajudem a fazer as mudanças imprescindíveis para o seu bem-estar e que comemorem os seus êxitos.
E não se esqueça que, estando consciente da diferença que cada um de nós pode fazer no que se refere ao ambiente em que atuamos, você também tem o dever de exercer a melhor influência possível sobre as demais pessoas.
Quando encontramo-nos cercados pelas pessoas certas e, a partir de um árduo processo de aprendizagem, nos tornamos mais equilibrados, autoconfiantes e conscientes. Com isso sempre temos muito a oferecer ao mundo.
1# Autoconhecimento: Conheça seus valores, prioridades e limites para ajudá-lo a tomar decisões informadas e evitar ser influenciado negativamente pelos outros.
2# Aprenda a dizer “não”: Pratique a habilidade de recusar convites ou sugestões que vão contra seus princípios ou que você não se sinta confortável em seguir.
3# Escolha suas amizades: Cultive relacionamentos com pessoas que compartilham valores semelhantes e que o apoiam nas suas escolhas.
4# Desenvolva a autoconfiança: Fortaleça sua autoestima e confiança em si mesmo para ajudar a resistir às influências negativas e defender suas decisões.
5# Avalie as consequências: Antes de tomar uma decisão influenciada pelos outros, considere as possíveis consequências a curto e longo prazo para você e para os outros envolvidos.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais