Antes de começar, é essencial dizer que a saga O Poderoso Chefão é a mais perfeita reconstituição das famílias mafiosas de Nova York já feitas, até hoje! Embarcando em nosso especial de revisitar clássicos cinematográficos, a obra do diretor Francis Ford Coppola não poderia ficar de fora. E hoje, chegou o seu dia!
Na história, acompanhamos Don Vito Corleone, o chefão de uma família mafiosa. Apesar de implacável, Don Vito é, essencialmente, um homem justo. Padrinho benevolente, não recusa nada aos seus afilhados. Seja conselhos, dinheiro, vingança ou até mesmo a morte de alguém. Em troca, o poderoso pede apenas o respeito e a amizade de seus protegidos. Desta forma, todas as suas vontades se tornam realidade. Porém, ninguém pode vencer o tempo. Quando seus inimigos atacam juntos e tudo que sua família significa estiver por um fio, o velho Corleone terá de escolher entre seus filhos, um sucessor à altura.
O primeiro filme da trilogia acaba de completar 49 anos de lançamento aqui no país. E para comemorar, fomos atrás das cinco perguntas mais buscadas no Google sobre O Poderoso Chefão, e respondemos todas elas. Confira:
A pergunta mais buscada no Google quando o assunto é O Poderoso Chefão. Por ser um clássico, é normal tal busca, já que muitos querem saber onde é possível conferir os filmes. Fizemos uma pesquisa completa, para te ajudar nessa questão. Descobrimos que atualmente duas plataformas detém os direitos para exibição, que são elas:
TELECINE: conta com os dois primeiros filmes (1972 e 1974)
PARAMOUNT PLUS: conta com a trilogia clássica completa (1972, 1974 e 1990)
Originalmente, O Poderoso Chefão é uma obra literária escrita por Mario Puzo, e publicada em 1969. O autor nasceu em 1920, em Nova York. Durante a Segunda Guerra Mundial, ingressou no serviço militar. Filho de imigrantes italianos, estudou na New York School for Social Research e cursou a Universidade Columbia. Além de romances aclamados, Puzo também escreveu diversos roteiros para o cinema, incluindo Terremoto (1974) e Superman (1978).
Já na versão cinematográfica de O Poderoso Chefão, Mario Puzo roteirizou a trilogia ao lado do diretor Francis Ford Coppola, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, duas vezes (1973 e 1975). Puzo morreu em 1999, com 78 anos.
Quase, por muito pouco! O longa que detêm essa façanha é Um Sonho de Liberdade, de 1994. Ele conta com uma nota média de 9.3, sendo o filme com a melhor avaliação dentro da plataforma do IMDb. Já O Poderoso Chefão fica com o segundo lugar, com a nota média de 9.2. Confira a lista com os 5 filmes mais bem avaliados no IMDb:
Poucas histórias fictícias são tão fascinantes quanto ao que vemos em O Poderoso Chefão. Além de entretenimento de qualidade, a franquia apresenta lições de vida valiosas, com diálogos que ultrapassam as fronteiras do tempo. Confira alguns exemplos:
No ano passado, o terceiro filme (de 1990) foi remasterizado e lançado nos cinemas. Sob o título de O Poderoso Chefão – Desfecho: A Morte de Michael Corleone apresenta uma nova versão sobre o final da história. Com uma montagem diferente, Francis Ford Coppola eliminou algumas sequências e reorganizou a trama, se aprofundando melhor na destruição moral de seu protagonista. O resultado é interessante e satisfatório, diga-se de passagem.
Continuações envolvendo O Poderoso Chefão são praticamente impossíveis de se acontecer. O que está em desenvolvimento é uma série de TV, que irá contar os turbulentos bastidores da trilogia. The Offer vai mostrar detalhes jamais vistos pelo público, que foram vividos pelo produtor Al Ruddy por trás das câmeras. A produção é exclusiva do streaming Paramount Plus, e terá 10 episódios. Até o momento, a série não possui nenhuma previsão de lançamento.
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais