Fitness

Você sabe o que comer antes e depois do treino?

Compartilhe

Certamente você já ficou na dúvida sobre o que comer antes e depois do treino. Afinal, se alimentar de maneira adequada é fundamental para manter o bom funcionamento do seu corpo e otimizar os seus resultados. Mas afinal, o que é preciso comer nessas refeições?

Essa não é uma resposta fácil, uma vez que cada indivíduo é único e tem necessidades nutricionais, preferências alimentares, esquema de treinos e objetivos diferentes. Mas podemos abordar essa questão de forma mais generalista, para que você melhore a qualidade da sua alimentação.

O QUE COMER ANTES DO TREINO

Nessa refeição, o mais importante é priorizar o consumo de carboidrato, já que é um alimento de fácil digestão e serve de combustível primário para as nossas células. Independente se o seu treino é para emagrecer ou para ganhar massa muscular, consuma carboidratos antes de se exercitar.

Proteínas não são obrigatórias, mas também podem ser consumidas, desde que combinadas aos carboidratos. Não exagere na quantidade e evite proteínas com alto teor de gordura, já que esses dois nutrientes podem retardar o seu processo de digestão.

Para quem prefere não comer antes do exercício, saiba que o consumo de carboidrato no pré-treino aumenta a performance durante o exercício, o que consequentemente melhora os seus resultados.

Essa refeição deve acontecer pelo menos 60 minutos antes do exercício físico. A escolha dos carboidratos a serem consumidos vai depender do horário do dia em que realiza seu treino. Nesse caso, vale buscar ajuda de um nutricionista para montar as melhores combinações para você.

O QUE COMER DEPOIS DO TREINO

Nessa refeição, o seu corpo precisa repor energia e ofertar nutrientes para a construção de massa muscular (mesmo para quem está tentando emagrecer). Sendo assim, a combinação ideal é de carboidratos e proteínas. A quantidade, o tipo e a forma de preparo vão depender das suas necessidades individuais.

IMPORTANTE

Não esqueça da hidratação antes, durante e após o treino, assim como ao longo do dia! Uma alimentação balanceada, com a oferta adequada de nutrientes já é o suficiente para ter bom desempenho no treino, não sendo necessário o uso de suplementos. Em alguns casos o suplemento pode ajudar, porém a recomendação do tipo e da quantidade é individualizada e você vai precisar de um profissional para te orientar.

O mais importante é comer comida de verdade. Isso inclui alimentos dos 3 grupos: energéticos, construtores e reguladores.

  • Energéticos (ricos em carboidratos): arroz, pães, massas, batatas e outros tubérculos e raízes.
  • Construtores (riscos em proteínas): ovos, leite e derivados, carnes, feijões, soja e tofu.
  • Reguladores (ricos em fibras, vitaminas e minerais): frutas, verduras e legumes.

A boa alimentação ao longo de todo o dia vai desempenhar papel determinante no seu desempenho físico e nos seus resultados.

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Debora Coca

Débora Coca é nutricionista, Especialista em Nutrição Clínica e Mestre em Ciências da Saúde. É apaixonada por viagens e pela sua profissão. Atualmente se dedica a ajudar seus clientes a emagrecerem por meio de uma nutrição real, consciente e descomplicada.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais