Você já deve ter ouvido falar no corte americano, que está em alta nas barbearias do Brasil. Mas como é esse corte, afinal? E onde ele surgiu? Bora dar uma analisada na origem do corte americano e, também, ver alguns looks de referência para você se inspirar na sua próxima visita ao barbeiro.
Vamos começar pelo início, como dizem os filósofos. O que é um corte americano? Trata-se de um corte com fade (degradê) nas laterais, enquanto o topo do cabelo é mais longo e volumoso.
Mas qual é a diferença dele, então, para um degradê clássico? Nenhuma. O nome “corte americano” é um apelido que esse estilo de cabelo ganhou aqui no Brasil. Nos Estados Unidos, a expressão “american cut” significa um corte de carne, não um hairstyle.
Isso nos leva, então, à próxima questão: por que esse estilo ganhou o nome de “corte americano” no Brasil? Em breve você saberá a resposta. Mas antes de falar disso, vamos conhecer a história desse corte.
Um dos cortes masculinos mais atemporais e icônicos é o crew cut, que numa tradução literal para o português, seria o “corte de tripulação”. Apesar dos americanos não terem inventado esse corte, ele ficou popular nos anos 1950 entre as equipes universitárias de remo dos EUA e, desde então, se espalhou para o mundo.
Aliás, outra tradução possível para ele seria “corte do remo”, porque o esporte do remo é também conhecido como “crew” em algumas regiões americanas.
Mas quais seriam, exatamente, as características do crew cut? Laterais baixas e topo mais volumoso, tal como o já mencionado fade. Apesar de que os fios laterais não precisam fazer um degradê necessariamente. Eles podem simplesmente serem raspados de uma maneira uniforme, desde que mais curtos do que a parte superior do cabelo.
Antes de ganhar fama entre os remadores americanos, esse corte já era muito usado nos exércitos de diferentes países, por conta de (i) ser fácil de fazer, (ii) prático de cuidar e (iii) ter um charme extra em relação ao cabelo 100% raspado de maneira uniforme.
Por que, então, aqui no Brasil as pessoas dizem corte americano?
Antes de ser conhecido como corte americano, este estilo de cabelo raspado nas laterais e mais volumoso no topo ganhou o apelido de corte militar aqui no Brasil, porque de fato ele foi muito usado por soldados ao longo do século XX.
Mas levando em consideração que não apenas os americanos usavam esse corte, por que ele acabou sendo chamado de “americano”?
A resposta é mais simples do que parece: porque os americanos saíram da 1ª Guerra Mundial e da 2ª Guerra Mundial como os grandes vencedores. E como diz a velha máxima, a história é escrita pelos ganhadores. Ainda mais quando você tem Hollywood para contar as histórias para você.
A guerra é um dos temas preferidos do cinema americano. Como muitos destes filmes se tornaram blockbusters mundiais, o Crew Cut ficou associado aos soldados americanos. Por isso acabou ganhando os apelidos, aqui no Brasil, de “corte militar” e de “corte americano”, já que após a 2ª Guerra Mundial ele passou a ser muito usado pelos homens dos EUA como um todo.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais