Se você tem um pouco de entusiasmo no âmbito da perfumaria, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre “contratipo”. Este é um termo comum dentro do meio, mas que não tem uma explicação muito bem definida, sequer uma origem concreta da palavra.
Até eu, que ganho a vida com vídeos falando sobre contratipos, acabo me embananando para explicar o que eles são, mas apenas porque eu nunca parei de fato para explicá-los em seus devidos detalhes.
Este texto, portanto, é uma maneira de esclarecer de forma mais exata e direta o que é um perfume contratipo. Mas para isso, primeiro preciso falar sobre hambúrguer…
Você sem dúvida conhece essa receita: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles num pão com gergelim.” Que lanche é?
É o Big King, do Burger King.
Você com certeza lembrou do Big Mac, do McDonald’s. E com razão, porque é o lanche mais famoso do mundo. Mas você sabia que o Burger King tem um hambúrguer praticamente igual?
Como você pode ver pela foto, é uma receita quase igual. Mas é importante ressaltar que ele não chega a ser uma tentativa de duplicação e, sim, uma reinterpretação do original. Também não é uma versão falsificada, porque tem suas características próprias.
O Big King, portanto, é um contratipo do Big Mac.
Um contratipo não é uma falsificação de um perfume original. A receita de uma fragrância não pode ser registrada, ao contrário de alguns dos seus ingredientes.
É aí que mora a diferença do perfume de grife para o de uma marca de contratipos. Nenhuma marca pode registrar a fórmula, pois não há meios de patentear. O que você pode fazer é torná-la exclusiva, com ingredientes cativos.
No mundo da perfumaria, para que as marcas possam ter exclusividade, elas usam ingredientes cativos, normalmente de criação própria, ou de aquisição exclusiva.
É como se uma empresa de perfumaria comprasse todo o lote de “Rosas Imperiais” (um nome fictício, criado para fins explicativos) por ter o contrato de exclusividade com quem as cultiva, tornando o cheiro de rosas na suas fragrâncias exclusivo, diferente das demais.
Outra possibilidade é ela mesmo cultivar essas “Rosas Imperiais” e não vender para nenhuma outra empresa, ou ainda, ela usar um substituto sintético, desenvolvido pelos seus próprios laboratórios, e registrado como marca dessa empresa, o que impede o uso por terceiros.
Não é muito fácil traçar a origem dos contratipos, mas existem algumas empresas especializadas (não só aqui no Brasil, como lá fora) com décadas de experiência, sendo uma das mais antigas a Al Haramain, nascida nos anos 70. No Brasil, tivemos a Contém 1g.
Um contratipo busca replicar a experiência que se tem com uma fragrância por uma fração do valor original. Como as receitas não são registradas, tecnicamente até mesmo você em casa pode comprar os ingredientes e criar um perfume igual ao original.
As empresas de contratipos são especializadas nesse processo: colocar a fragrância num cromatógrafo (um aparato que consegue identificar a composição química de qualquer gás); depois passar a um perfumista para interpretar os dados; e tentar criar a composição na forma correta, calibrando similaridade e performance, às vezes substituindo também algumas matérias-primas por versões mais baratas.
Após a elaboração da fragrância, ela é engarrafada numa embalagem da própria marca e é vendida como um perfume que busca ser similar ao de uma grife.
Por isso é importante frisar que não se trata de uma falsificação. Falsificações tentam se passar pelo original e enganar o consumidor, usando logos, nomes, marcas e tudo, como num produto original. O contratipo deixa bem claro que não é idêntico. Ele usa produtos de qualidade, possui registro na ANVISA e tem embalagem e nome próprio.
Os contratipos nasceram para trazer maior diversidade ao consumidor médio de perfumes. A perfumaria nacional ainda encontra alguma resistência no uso de certas matérias primas e acaba criando fragrâncias muito próximas umas das outras.
Os contratipos oferecem maior variedade ao consumidor que não pode desembolsar grandes cifras para adquirir um perfume importado, ou que queira ter uma variedade maior em seu guarda roupas.
É claro que um contratipo dificilmente irá superar uma fragrância original, mas ele pode ser uma ponte para esse tipo de perfumes, permitindo que o consumidor conheça e tenha acesso às mais variadas fragrâncias, ou que tenha uma exclusividade ao escolher um perfume.
Ainda que sejam fragrâncias inspiradas e de menor valor, é empregado uma grande quantidade de pesquisa e investimento na qualidade desses tipos de perfumes, com alguns chegando a ter performance até mesmo superior aos perfumes originais. Além disso, existem marcas que investem um alto valor na certificação da ANVISA, atestando não só a qualidade do produto, como a segurança no uso.
Sendo assim, se você está buscando ter uma variedade nos seus perfumes e está encontrando dificuldade em investir num perfume importado, você pode comprar um perfume contratipo com segurança de que estará adquirindo algo com qualidade.
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