Quando você quer elevar o seu estilo em dias de calor, uma excelente opção de sapato é o dockside masculino, conhecido também como top sider. Os dois nomes dizem respeito ao mesmo modelo, eles apenas foram lançados por marcas diferentes, que preferirem adotar nomenclaturas distintas para os seus produtos. Hoje vamos conhecer a história deles e ver algumas dicas de como usar.
A ORIGEM DO TOP SIDER
O top sider foi criado por um velejador que, cansado de escorregar no deck do barco, se inspirou nas patas do seu cocker spaniel (que conseguia correr no gelo com muito equilíbrio) para cortar a sola do seu sapato num padrão semelhante, com o objetivo de ganhar tração. Deu certo e, em 1935, ele lançou a marca Sperry, que se popularizou nas décadas seguintes entres os marinheiros.
A ORIGEM DO DOCKSIDE
Já o dockside foi lançado em 1970 pela Sebago, seguindo a mesma fórmula, mas prometendo uma qualidade superior em relação aos boat shots da Sperry. Outra diferença? Enquanto o top sider nasceu feito em lona, o dockside vaio ao mundo em couro.
CARACTERÍSTICAS DO MODELO
Esse modelo de sapato é considerado um boat shoes, por ter origem marítima e ser ótimo para se movimentar no barco. Uma das características que o define é o solado riscado, para impedir que você escorregue no molhado. No design ele lembra um híbrido do mocassim (pela costuma lateral) com o derby (pelo cadarço). Um de seus traços mais marcantes é o sistema de amarração em 360 graus.
COMO USAR DOCKSIDE MASCULINO [TOP SIDER]
Além de ser estiloso, o top sider é muito confortável. Você deve usá-lo sem meia, já que o objetivo é refrescar o corpo. Fico super estiloso com bermuda, mas dá para combinar também uma calça de sarja, linho ou jeans claro. Como ele é encontrado numa grande variedade de cores, o negócio é equilibrar com o restante do look. Quanto mais ousado ele for, mais neutra deve ser sua roupa.