O último episódio de “Game of Thrones” foi um daqueles raros momentos da série em que todo mundo que gostamos se deu bem. Jon e Sansa retomaram Winterfell. Daenerys derrotou os senhores de escravos. Yara e Theon Greyjoy conseguiram a parceria que precisavam para tirar seu tio da jogada.
Ok, tivemos as lamentadas baixas de Rickon Stark (que poderia estar vivo se soubesse correr em zigue-zague) e principalmente do gigante, que morreu como um herói. Mas num episódio com duas batalhas paralelas rolando, o saldo foi bem positivo — principalmente com aquela cena no final de Ramsey sendo devorado pelos próprios cães no final. Quem falou que não existia justiça em Westeros?
O que esperar, agora, de “Game of Thrones” depois da “Batalha dos Bastardos”? O fim da série começou a aparecer no horizonte depois desse episódio:
1# DAENERYS JÁ GANHOU A GUERRA DOS TRONOS
Podem esquecer: Daenerys já ganhou a guerra dos tronos. Ela quase morreu em vários momentos da série. Se isso não aconteceu antes, não vai ser agora, com o exército dos Dothraki e Imaculados sob seu comando, os três dragões domesticados, Tyrion para aconselhá-la e uma belíssima frota de navios recém-adquirida. Não tem mais como o Iron Throne terminar a história com qualquer outra pessoa sentada que não seja Daenerys.
2# OS LANNISTERS ESTÃO FERRADOS
Vamos contar os inimigos dos Lannisters, ok? Temos a Fé Militante, que agora conta com o respaldo do rei Tommen; o reino de Dorne; Daenerys e seu império que cresce a cada episódio; e o Norte. A questão não é mais se os Lannisters serão dizimados ou não, mas quando isso vai acontecer.
3# OS STARKS ENFIM TERÃO UM POUCO DE PAZ
O pior já passou para os Starks. Aqueles que sobreviveram, é claro, porque nestas 6 temporadas não restou muito da família. Provavelmente o Norte vai ser unificado sob Sansa — imagino que ela vai se casar com Littlefinger — e talvez role mais alguma batalha os Lannisters. Mas talvez. Não é minha aposta, porque os Lannisters terão problemas maiores agora com Daenerys. Suspeito que o foco dos Starks, nas últimas duas temporadas, será a guerra contra os White Walkers.
4# AS HISTÓRIAS PARALELAS
Há algumas histórias paralelas, ainda, para se desenrolar em “Game of Thrones”. Arya Stark vai voltar para Winterfell ou tentará completar sua lista de vinganças? Quando Dorne e as Serpentes de Areia vão atacar os Lannisters? Será que Euron Greyjoy tentará alguma jogada surpreendente? Porque sua frota não tem chance contra três dragões que cospem fogo. O que o futuro reserva aos Tyrells, os coadjuvantes de luxo de Westeros? E o Hound vai entrar para o grupo mercenário?
5# O JULGAMENTO DE CERSEI
No futuro, os Lannisters estão perdidos. Mas vamos falar de algo mais próximo, ok? Neste episódio que fecha a temporada, a questão central será Cersei. O seu julgamento enfim vai rolar, mas existe um suspense no ar.
O conselheiro dela disse, anteriormente, que certo “rumor” é verdadeiro. Uma teoria que está sendo discutida é que eles estão falando sobre o fogovivo que existe no subterrâneo de Porto Real, que o Rei Louco quase usou para destruir a cidade quando viu que sua guerra estava perdida. Só que Jaime conseguiu matá-lo antes disso.
Talvez Cersei use esse fogovivo para destruir o Grande Septo de Baelor, matando o Alto Pardal. Isso estaria alinhado com uma visão que Bran Stark teve num episódio anterior, que mostra Porto Real pegando fogo. Faz todo sentido.
6# O FUTURO DE JON SNOW
Jon Snow continua sendo o mistério principal da série. Seu papel com certeza será decisivo na guerra contra os White Walkers, como líder do Norte. Mas será que a teoria de que ele é o verdadeiro herdeiro de Westeros, filho de Raeghar Targeryen com Lyanna Stark, está correta? Neste caso, um casamento entre ele e Daenerys faria todo sentido. Mas com as reviravoltas de George R.R. Martin, é difícil imaginar a série terminando com um final de conto de fadas. É esperar para ver, então.