Que uma das principais paixões do homem brasileiro é o futebol isso é um fato notório. A cerveja gelada, o churrasco e outras paixões também habitam o coração dos brasileiros, mas o futebol é sem sombra de dúvidas uma das maiores paixões que os homens brasileiros experimentam desde a infância. Será que existe explicação que justifique toda essa paixão?
Podemos trazer algumas teorias. A primeira delas é a conexão que o futebol proporciona com amigos de infância, colegas de escola mas também e principalmente com a figura masculina mais velha, seja ela o pai, um tio ou o avô. É através do futebol que muitas conexões afetivas se estabelecem no universo masculino desde a infância. Vestir a mesma camisa que seus ascendentes, ou uma camisa diferente simplesmente para estabelecer uma rivalidade saudável em casa é algo que fez ou faz parte dos lares de muitas pessoas desde crianças. Assistir a uma partida juntos, ir ao estádio, conversar sobre o assunto proporciona conexões entre as pessoas que poderão durar por toda uma vida.
Outro aspecto é a emoção. O brasileiro em geral tem por uma de suas características principais a emoção, que dentro desse esporte pode ser vivida de diversas formas. Seja com um título de campeonato do seu time, com uma simples vitória contra um rival ou com uma aposta ganha em sites de apostas online, a emoção proporcionada pelo futebol é algo incomparável e só aqueles que amam o esporte conseguem entender como ela funciona.
A facilidade da prática desse esporte desde a infância pelos diversos cantos do país é outro fator que torna o futebol essa grande paixão nacional. Enquanto para outros esportes você precisa de outros equipamentos como rede, raquetes, cestas e outros acessórios que por vezes são inacessíveis à maioria da população, para o futebol tudo o que é preciso é a vontade de jogar. São inúmeros campinhos e quadras espalhados pelo país e mesmo quando eles não existem o improviso é característica básica para a prática do esporte. Bolas de papel, de meia, traves marcadas com chinelo para jogar o tradicional “golzinho” e os pés descalços trazem para todos a sensação de que o futebol é o único esporte de todos. O futebol iguala a todos e permite a todos participarem da diversão.
O sonho de se tornar um jogador de futebol também torna o futebol uma paixão nacional. Enquanto em outros esportes no país a prática costuma ser inacessível e somente para os mais abastados que são sócios de clubes, como no tênis, na natação e outros esportes, e muitas das vezes também uma boa remuneração depende de um grande investimento e de patrocínios, no futebol o sonho de se tornar um grande jogador está ao alcance de todos. Desde cedo os meninos brasileiros brincam com a bola e sonham participar de uma peneira e ir jogar em um grande clube do país, antes de partir para a Europa e conseguir mudar a realidade financeira de suas famílias. Enquanto em outros esportes no Brasil poucas são as histórias daqueles que conseguiram o sucesso, no Brasil a cada dia se repetem histórias de meninos de origem humilde que com seu talento com a bola nos pés conseguiram alcançar o sonho e mudar a vida daqueles que amam.
Embora não haja explicação racional para o motivo da paixão do homem brasileiro pelo futebol, os fatores acima ajudam a explicar um pouquinho do porquê desse esporte ser tão fascinante e ocupar o coração da maioria dos homens brasileiros desde a infância.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais