Eventualmente algumas partes corporais acabam sendo menos estimuladas, principalmente aquelas que você deixa para trabalhar no final do treinamento. E é muito comum isso acontecer com os “músculos pequenos”, como panturrilha, bíceps, ante-braço.
Então temos uma proposta para você estimular melhor essas musculaturas: inverter a ordem do seu treinamento, começando pelos músculos menores.
Pode não parecer muito lógico, mas a verdade é que essas musculaturas nem sempre acabam recebendo o estímulo devido uma vez que, ao começar a treiná-las, você já deve estar fadigado. Caso você trabalhe sempre musculaturas sinergistas (como peitoral-tríceps e costas-bíceps), essa é uma excelente técnica para ser usada ocasionalmente. (Para saber mais sobre musculaturas sinergistas leia essa matéria.)
Mas é preciso tomar alguns cuidados.
Primeiramente é bom saber que a carga em muitos exercícios irá diminuir. É impossível você realizar um treinamento de tríceps forte e acreditar que depois levantará a mesma carga no supino como se estivesse descansado. É nesse momento que devemos deixar o ego de lado e pensar no estímulo (não somente na carga).
Uma dica, ao realizar essa técnica, é: procure privilegiar os movimentos isolados na segunda parte do treinamento, dessa forma você evita riscos de lesão. Por exemplo, se você treinou bíceps (“músculo pequeno”) e depois vai realizar 4 movimentos para costas (“músculo grande”), procure fazer ao menos 2 exercícios isolados para essa musculatura, como crucifixo inverso e pulldown.
Para que você consiga utilizar essa técnica no seu treinamento de maneira eficiente, vale lembrar que é necessário tomar cuidado com o volume total de exercícios. Não é porque você está iniciando por uma “musculatura menor” que vai fazer mais movimentos para ela e manter o mesmo número de movimentos para o outro grupamento. Procure manter aproximadamente o mesmo volume total, afinal, apenas a inversão da sequência já será um estímulo novo para você se adaptar.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais