O que fazer quando as máquinas estão lotadas?

Compartilhe

Você que treina faz tempo sabe que eventualmente é impossível revezar os aparelhos na academia. Seja porque quem está utilizando o equipamento trabalha com pesos ou ajustes muitos diferentes dos seus, porque a pessoa simplesmente não quer revezar ou mesmo porque você tem vergonha de pedir.

Então você decide logo ir para o próximo exercício do seu treinamento. Mas é possível fazer isso sem prejudicar os resultados ou a ordem é irreversível?

Vamos saber quando você pode ou não alterar a ordem dos exercícios sem danos ao trabalho muscular.

Você não pode alterar…

  • … a ordem colocando um exercício isolador antes de um multi-articular (exceto se estiver objetivando a pré-exaustão)

Se está planejado que você fará agachamento (multi-articular) com 100 kg e depois cadeira extensora (isolador) com 50 kg, simplesmente trocar a ordem vai oferecer uma carga muito fraca para a cadeira extensora e depois você não conseguirá realizar o número de repetições prescritas para o agachamento. Pegamos esses dois exercícios apenas para exemplo. A ideia vale para outros movimentos isoladores e multi-articulares.

  • … a ordem pulando um exercício por conta de dificuldades

Se você tem dificuldade em desenvolver uma remada (que seria o primeiro movimento) e, por isso, pula para o exercício de bíceps, acaba não conseguindo executar a remada posteriormente de forma adequada. Além disso, você “sentirá” muito mais a musculatura do bíceps e menos a das costas.

  • … a ordem se trabalha mais de um músculo por treinamento

Na verdade, você pode – mas tem que saber muito bem o que está fazendo. Se você, por exemplo, treina peitoral e tríceps no mesmo dia, a ordem deve ser exatamente essa, primeiro peito e depois tríceps. Isso porque se você fizer tríceps primeiro vai prejudicar a execução do supino, que necessita muito desse músculo. Essa estratégia, no entanto, pode ser servir como técnica de pré-exaustão. Mas aí, como falamos, você tem que saber o que está fazendo.

Você pode alterar…

  • … a ordem se um exercício não influência em outro

Vamos supor que você faça um exercício por músculo. Nesse caso, de maneira geral, é possível inverter a ordem sem afetar a qualidade de nenhum movimento. Exemplo: supino, remada, leg press.

  • … a ordem se a influência é mínima e não irá te prejudicar

Essa é uma questão mais complexa. Se dois exercícios têm o mesmo objetivo, então teoricamente você poderia inverter a ordem (desde que alterando as cargas adequadamente). Exemplo: elevação lateral e frontal, tríceps corda e pulley, panturrilha sentado e panturrilha em pé.

  • … a ordem se o exercício não está relacionado com a musculatura principal

É comum colocar um exercício para o abdômen ou panturrilha no final dos treinamentos. Mas essas musculaturas podem eventualmente serem trabalhadas antes de tudo, visto que não prejudicarão diretamente a execução dos movimentos principais.

Apenas tome cuidado com a execução até a fadiga de movimentos abdominais e lombares antes do treinamento de pernas, pois isso pode levar os músculos à exaustão e deixá-los mais propícios a lesões.

Seguindo essas dicas você poderá alterar a ordem dos exercícios sem prejudicar seus resultados.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais