Relacionamentos não são fáceis. Quem falar que tem um relacionamento muito equilibrado está mentindo porque alguém sempre tem que ceder.
Claro que bons relacionamentos existem, mas não o tempo todo. As pessoas mudam de humor, se estressam com trânsito, trabalho e família ou qualquer coisa que o valha, e não é possível que passem o tempo todo achando que tudo está 100% ótimo.
Na semana passada falamos de 5 dicas para ser uma pessoa melhor nos relacionamentos. E hoje vamos dar 4 dicas do que não fazer para cumprir com seu papel na harmonização da vida a dois.
1# Não procurar saber dela
Mulheres têm um dom incrível de achar que os homens são capazes de ler a mente delas. Elas têm outro dom também: lembrar-se do nada de algo que as aborreceu há algum tempo e fechar a cara. Tem um ditado que diz que mulheres e elefantes nunca esquecem. Acredite, é verdade.
E elas também acham que você tem obrigação de identificar as caras e bocas que ela faz quando não gosta de algo. Assim fica difícil, não é mesmo?
Mais uma sobre as mulheres, elas têm dificuldade em dizer o que não gostam porque a grande maioria foi ensinada a agradar os outros. Nem todas são assim, mas desde pequenas já ouviam: “vem falar oi pra fulano de tal”, “coma de boca fechada”, “não fale alto que é feio”, “abaixe o vestido” e por aí vai.
A verdade é que você vai precisar perguntar o que não entende sobre ela, descobrir o que ela gosta e o que não gosta, falar o que sente e ouvir quando ela quiser falar. Gente insatisfeita e que mantém tudo para si normalmente acaba desapontada.
2# Estabelecer um sistema de pontos
O sistema de pontos não funciona em relacionamentos saudáveis. Não dá para fazer algo para alguém esperando troco. Faça porque quer, porque tem vontade, porque está motivado – ou então não faça.
Ficar utilizando uma tabela mental de “quem-fez-o-que-para-quem” vai deixar a relação sem espontaneidade. A não ser que você queira ter tabela de Excel para tudo na vida, vá em frente. Caso contrário, fazer algo simplesmente para deixar o outro feliz pode ser tremendamente satisfatório para ambos.
3# Fazer comparações com o ex
No minuto que você ouvir a frase “meu ex não fazia assim ou fazia assado”, pode parar com tudo e discutir a relação. Será necessário. E claro que ninguém vai apagar a memória do passado, mas reviver o passado no presente é pedir para algo dar muito errado, fora que não é bom para os envolvidos.
Portanto, não faça você mesmo comparações com o ex dela. E, por outro lado, se você se pegar pensando o quanto a ex era mais isso ou menos aquilo, lembre também que se a outra relação fosse ótima você estaria nela e na atual.
4# Ficar na relação por ficar
Essa parte é triste, mas é real. Tem muita gente por aí em relacionamentos falidos simplesmente para não ficar sozinho. O que é uma pena, porque pessoas que passam um tempo com elas mesmas entre o fim de uma relação e início de outra têm tudo para se dar bem.
E a coisa mais difícil é admitir para você mesmo que está numa relação ruim porque tem medo de ficar sozinho. O medo de ficar sozinho é um sentimento válido sim, pode acontecer com qualquer um, mas não dura para sempre. Nada dura para sempre. Nem os relacionamentos.
E medo não pode ser uma das razões que faz você permanecer em um relacionamento que já deu tudo que tinha que dar.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais