Não faltam produtos para investir dinheiro e esperar retornos que ajudem na compra de um carro, uma casa, em uma aposentadoria mais tranquila, uma viagem ou a acumulação de capital para criar seu patrimônio. Entretanto, por muitos anos a educação financeira no Brasil tinha difícil acesso, seja com conteúdo especializado ou até a possibilidade de investir.
Com o surgimento de corretoras online, fintechs que facilitam o investimento em todo tipo de produto – desde renda fixa até criptomoedas – e também de influenciadores e veículos que dão mais atenção a esse tipo de conteúdo sem dúvidas ajudaram na explosão.
Sites especializados, como o Business2Community ajudam com tutoriais sobre quais as melhores criptomoedas para investir 2022, quais são as plataformas específicas a serem usadas e até notícias e informações sobre NFTs e multiverso, que começam a entrar no radar do grande público.
Um número nesse cenário impressiona. Segundo estudo da B3, a bolsa de valores com sede em São Paulo, apenas entre julho de 2021 e junho de 2022 entraram mais de um milhão de novos investidores na Bolsa. Se o período de tempo for mais longo, é ainda mais impressionante: a marca de um milhão de pessoas físicas investindo na renda variável foi alcançada em 2019. Hoje o número de CPFs únicos – dado utilizado, já que uma mesma pessoa pode ter várias contas em diferentes plataformas – passa de 4,2 milhões.
Mesmo que a trajetória não seja tão rápida, é importante continuar nesse ritmo para que a economia avance e as pessoas saibam o que fazer com o dinheiro. Para isso, preparamos um guia básico com informações para pessoas que ainda não começaram a investir, mas querem dar esse primeiro passo.
As opções de plataformas para quem quer começar a investir são numerosas e não é preciso pegar um telefone e ligar para o gerente do banco.
Há vários sites e apps com seus brokers e plataformas de negociação e neles é possível conferir de tudo: ações da bolsa, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, ETFs e muito mais (explicaremos as diferenças abaixo).
Bancos tradicionais e os novos bancos também disponibilizam isso atreladas às próprias contas correntes, facilitando o processo. Se você está feliz com seu banco atual, seja um dos cinco tradicionais (Itaú, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil e Santander) ou uma das fintechs (Nubank, Inter, C6 etc), confira a possibilidade de investir usando o mesmo app ou um produto similar.
O mundo dos investimentos não traz uma solução única para todas as pessoas. Claro que todo investidor, se puder optar pelo maior retorno possível no menor tempo, essa seria a escolha generalizada. Mas se fosse tão fácil assim…
Primeiro você precisa descobrir qual é seu perfil de investidor e definir o seu objetivo. Você não tem problema em assumir riscos e perdas? Então você pode investir mais no mercado de ações e até em criptomoedas ou fundos arrojados. Você não quer nem pensar em perdas? A renda fixa traz retornos fixos, com alguns produtos entregando até quanto você irá ganhar depois de um determinado tempo.
Você quer uma aposentadoria tranquila e mexer no dinheiro em 25, 30 anos? Isso significa uma série de produtos em sua carteira. Você quer multiplicar uma parte de seu dinheiro e achar retornos grandes? As opções são outras completamente diferentes.
Até os melhores investidores perdem dinheiro com algumas escolhas. O que não é permitido é confiar em promessas de retornos irreais sem fazer nada. Golpes comuns são os que prometem um retorno fixo por mês enorme investindo em algo “muito moderno e avançado”.
As criptomoedas, por exemplo, trouxeram enormes retornos para seus investidores mais antenados, especialmente o Bitcoin. Entretanto, o retorno não foi constante e pessoas que compraram em momentos de alta podem ter chegado no momento errado.
Por isso crie contas em plataformas respeitadas, leia bastante sobre os fundos, empresas e produtos que você está comprando e seja realista: ficar rico da noite pro dia só é possível com a loteria. Com isso em mente, a estrada para uma vida mais confortável será bem mais tranquila.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais