As DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) são as doenças transmitidas através do sexo. Praticamente todas podem ser prevenidas por meio do uso de preservativos durante qualquer forma de prática sexual — oral, vaginal, anal e o que mais você inventar. Vamos falar aqui sobre algumas delas. E não se esqueça: antes de tomar qualquer decisão precipitada, ou em caso de dúvidas, fale com o seu médico.
HIV
HIV refere-se ao Vírus da Imunodeficiência Humana e, hoje em dia, é o termo utilizado para quem o possui. Há uma grande diferença entre possuir o vírus e desenvolver AIDS. O HIV se aloja no corpo do hospedeiro após o contato com o sangue e secreções genitais das pessoas contaminadas. Geralmente não causa sintoma algum, mas, ao longo dos anos, vai minando as defesas do corpo. Quando se manifesta, geralmente, não é alguma doença causada diretamente pelo vírus, mas sim outras doenças que aproveitam a imunodeficiência do organismo para se desenvolver. Existe prevenção (sexo seguro), tratamento (antirretrovirais), mas não há cura nem vacina, por enquanto.
HEPATITES
Existem diversos tipos de hepatites; as mais importantes são B e C. A hepatite B é facilmente passada através de contato sexual, mas apenas em 20% dos casos cronifica. Já a C dificilmente passa por contato sexual (mas pode passar), e em mais de 80% dos casos cronifica. Por cronificar, eu quero dizer o seguinte: a inflamação vira uma cirrose, que leva irremediavelmente à perda do fígado. Daí a importância desta doença. A prevenção é a mesma: sexo seguro. No caso da hepatite B, existe a vacina. Para a C, que é a mais grave, infelizmente não. E o tratamento, mesmo, é bastante complicado e não necessariamente leva à cura. Na maior parte das vezes, para o problema de cirrose causado pela Hepatite C, o único tratamento é o transplante.
HPV
Papilomavírus Humano é o nome deste vírus que ganhou a mídia nos últimos anos, quando foi lançada a vacina para os vírus mais agressivos. Ele é o responsável por causar o câncer de colo de útero (aquela doença cuja prevenção é o papanicolau, que as mulheres fazem todos os anos). Mas, por que estamos falando disso, se somos todos cowboys? Bom, primeiro, porque quem passa para elas, na maioria das vezes, somos nós. E, segundo, porque HPV causa câncer de pênis. Isso mesmo. Câncer de pênis. Raro, claro, mas pode causar (e também câncer de ânus – em casos de sexo anal – e de esôfago, devido ao sexo oral, para qualquer um do casal).
Como prevenir? Primeiro, preservativo para tudo. Segundo: a vacina. Existem dois tipos: uma cobre dois vírus, que são os principais causadores de câncer. A outra cobre estes dois e mais dois, que são os principais causadores de verrugas genitais. Muitas vezes, devido ao tipo de vírus, a pessoa desenvolve apenas as verrugas; em outros casos, entretanto, ela desenvolve só o câncer, sem que haja qualquer sinal por anos. E também podem ocorrer as duas coisas. A vacina é preconizada para mulheres, preferencialmente antes da primeira relação sexual, mas mesmo quem já teve relação, ou homens, podem tomar.
SÍFILIS
Sífilis é um clássico literário e qualquer Don Juan que se preze na história já teve isso. Não, não é um elogio. Sífilis é uma doença grave, embora seja tratada quase com desprezo, diante das doenças citadas anteriormente. A sífilis aparece primeiramente como uma lesão ulcerada no pênis, vagina ou ânus (ou seja, onde houve a inoculação). No caso de mulheres, muitas vezes é difícil de identificar a lesão, pois na maioria das vezes é interna. Esta lesão dura menos de um mês e desaparece. Depois de um tempo variável, podem surgir lesões secundárias, geralmente arredondadas, avermelhadas, que aparecem principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés. Elas também desaparecem com o passar do tempo. Nestas duas ocasiões, o portador está transmitindo a doença, muitas vezes sem saber.
A sífilis se torna preocupante em duas ocasiões. Primeira, a sífilis terciária, ou neurológica, mal do qual muitos homens ilustres sofreram, dentre eles, Nietzsche. Entre outras complicações, leva a demência. Segunda, em gestantes, pode passar para o bebê, e, nestes casos, dependendo da época em que ocorre, a mãe pode abortar, ou ele pode nascer terrivelmente malformado. A prevenção, novamente, é simples: preservativos. E o tratamento, também: o bom e velho benzetacil.
GONORREIA
Chamada antigamente de blenorreia, é a principal causa de uretrite – aquela secreção que sai de dentro do pênis. Não é uma doença preocupante, exceto por indicar que, geralmente, há uma grande chance de haver outras infecções associadas. Por isso, se tiver algum tipo de secreção saindo do little cowboy está na hora de fazer aquela série de exames que ninguém quer fazer. A prevenção é simples (preservativos, de novo!) e o tratamento, com antibióticos.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais