Filmes & Séries

“O Senhor dos Anéis”: as 5 perguntas mais buscadas no Google (com respostas)

Compartilhe

Neste ano, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel completa 20 anos de lançamento nas telonas. Pode parecer mentira, mas não é! O épico filme deu origem a uma das sagas mais lucrativas da história do cinema. Soma aproximadamente US$ 5,8 bilhões mundialmente e conta com 17 estatuetas do Oscar, incluindo de Melhor Filme e Melhor Diretor, para Peter Jackson.

A saga narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra Média, através de lutas de várias raças. Anões, elfos e hobbits estão contra os Orcs, para evitar que o “Anel do Poder” volte às mãos de seu criador, Sauron, conhecido como o Senhor Sombrio.

Aproveitando o aniversário de lançamento do primeiro filme, fomos atrás das cinco perguntas mais buscadas no Google sobre a franquia O Senhor dos Anéis, e respondemos todas elas. Confira:

1# ONDE ASSISTIR AOS FILMES?

A franquia O Senhor dos Anéis foi produzida pela New Line Cinema e distribuída pela Warner Bros Pictures. Os direitos autorais dos filmes pertencem ao grupo WarnerMedia, que possuí seu próprio streaming, a HBO Go (que em breve se tornará HBO Max aqui no Brasil). Portanto, se você for fazer uma maratona, a HBO Go é a única plataforma que disponibiliza os três títulos.

Agora, se você tiver a boa – e velha – mídia física, a maratona fica mais completa. Neste formato, os filmes ganharam “versões estendidas”, que contam com cenas inéditas e não vistas no cinema, deixando a viagem cinematográfica mais fiel aos livros.

Frodo e Gandalf, em cena de “A Sociedade do Anel”

2# QUANTOS LIVROS EXISTEM DE “O SENHOR DOS ANÉIS”?

Certamente, O Senhor dos Anéis é uma das sagas literárias mais conhecidas do mundo. Mesmo que no cinema formam uma trilogia, os livros não são considerados da mesma forma. Segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien, a obra é um único romance que só pode ser compreendido em seu conjunto. Assim como nos livros, os filmes receberam os mesmos nomes: A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei.

Porém, a saga literária da Terra Média vai muito além disso. J.R.R. Tolkien criou um universo completo, que conta com sete livros, sendo um deles dividido em três partes. Confira quais são as obras lançadas e a sequência cronológica para leitura:

  • O Silmarillion (1977)
  • Os Filhos de Húrin (2007)
  • Beren e Lúthien (2017)
  • A Queda de Gondolin (2018)
  • Contos Inacabados (1980)
  • O Hobbit (1937)
  • O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (1954), As Duas Torres (1954) e O Retorno do Rei (1955)

Vale lembrar que O Hobbit também já foi adaptado para o cinema. Mesmo que seja um único volume, o diretor Peter Jackson dividiu a aventura em três partes, o que frustou grande parte dos fãs, já que tal escolha não era necessária.

Frodo Bolseiro, Gollum e Samwise Gamgee em cena de “O Retorno do Rei”

3# ONDE OS FILMES FORAM FILMADOS?

Peter Jackson conseguiu transformar locais reais em uma terra mágica. Com cénarios grandiosos e magníficos, é impossível não adentrar na história e acreditar que aquilo tudo é real. E de certa forma, é. A maioria das cenas de O Senhor dos Anéis foram gravadas na Nova Zelândia. O diretor, que é neozelandês, escolheu o país porque sabia que lá poderia encontrar cenários absurdamente variados em suas duas ilhas. Se de um lado temos montanhas cobertas de gelo, do outro os campos verdes cheio de vida predominam.

Na Ilha do Norte, a incrível paisagem da região de pecuária de leite nos arredores da cidade de Waikato, Matamata, foi usada para retratar a pacífica região do Condado, local em que vivem os Hobbits. Já na Ilha do Sul, o parque de conservação Hakatere abriga dois cenários bastante reconhecidos da Terra Média, mais precisamente do Reino de Rohan. O mais icônico deles é o Monte Sunday, que serviu de base para construção da cidade de Edoras e para o Palácio Dourado de Meduseld. Na mesma região se encontra o rio Havelock, onde foram filmadas as cenas panorâmicas do abismo de Helm.

As Argonath, também conhecidas como Portão dos Reis, em “As Duas Torres”

4# QUAIS AS MELHORES FRASES DE “O SENHOR DOS ANÉIS”?

Os diálogos carregados de ensinamentos presentes em O Senhor dos Anéis são de uma riqueza sem precedentes. Inclusive, deveriam ser aplicados no dia a dia. Veja algumas frases marcantes da saga que servem para a terra Média, e para a realidade:

  • “Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado”
  • “Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou”
  • “O mundo não está em seus livros e mapas. Ele está lá fora!”
  • “Até a escuridão tem de passar. Um novo dia virá. E, quando o sol brilhar, brilhará ainda mais forte”
  • “A coragem é a sua melhor defesa”
  • “É inútil retribuir vingança com mais vingança, não vai curar nada”
  • “Não vou pedir que não chorem, pois nem todas as lagrimas são um mal”
Mago Gandalf, em cena de “O Retorno do Rei”. Um dos responsavéis pelas frases mais impactantes da saga

5# TERÁ MAIS FILMES DA FRANQUIA?

Depois de uma morna recepção da última parte de O Hobbit, em 2014, os planos para novos filmes envolvendo a Terra Média foram por água abaixo. Neste momento, o que está em produção é uma série de TV, que será exclusiva da Amazon Prime Video. As filmagens foram paralizadas em 2020, por conta da pandemia, mas estão sendo retomadas aos poucos no decorrer deste ano.

Muitos detalhes da sére ainda estão sob sigilo. Porém, uma sinopse foi divulgada: “A vindoura série da Amazon Studios levará às telas, pela primeira vez, os lendários heróis da Segunda Era da Terra Média. O drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e levará os espectadores à uma era em que grandes poderes foram forjados, reinos ascenderam à glória e caíram em ruínas, improváveis heróis foram testados, a esperança esteve por um fio e o maior vilão que já saiu da caneta de Tolkien ameaçava cobrir todo o mundo em escuridão.”

Segundo informações, o diretor Peter Jackson e nenhum ator dos filmes anteriores irá participar da série. O título da nova produção ainda é uma incognita, e a data de estreia está prevista para o final de 2021, mas podendo sofrer alteração.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Erik Wallker

É o "viking geek" do El Hombre! Apaixonado por filmes e coleções, viaja em cada frame que é captado por seus olhos no cinema.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais