E aí, senhores, tudo bom? O nosso tema de hoje são os óculos de sol. Algum tempo atrás, demos aqui no site 3 razões científicas pelas quais eles nos deixam mais atraentes. Ou seja, é um acessório indispensável para todo homem, especialmente nos dias ensolarados, para deixar os nossos olhos mais confortáveis. Mas qual modelo escolher? Para ajudá-lo na decisão, fizemos um guia dos óculos de sol, com os 9 principais tipos do mercado. Confira a seguir e use sem moderação:
Desde que o Wayfarer foi criado pela Ray-Ban, em 1952, ele se tornou o modelo mais popular do mundo, sendo usado por presidentes, artistas e milhões de pessoas por todo canto. Pela sua versatilidade, ele nunca sai da moda. Tanto que deixou de ser um modelo da Ray-Ban para virar um gênero da indústria, caracterizado pela armação levemente curvada e design clean. Combina com qualquer look e ocasião.
Quando pensamos num óculos redondos (ou round frame) a primeira imagem que nos vem à memória é John Lennon. Mas não se engane. Esse modelo vintage teve um revival nos últimos anos, com várias opções diferentes de armação e lente. Se você gosta de ousar, pode apostar nele.
O óculos de sol aviador dispensa apresentações. Ele foi criado pela Ray-Ban em 1937 para proteger os olhos dos pilotos durante os voos. Daí o seu nome. Mas o sucesso foi tamanho que acabou deixando o nicho da aviação para se popularizar no mundo inteiro. Sua característica é a lente grande, para proteger a entrada do sol por qualquer ângulo, em geral com uma armação fina de metal.
Aqui no Brasil as pessoas chamam de “quadrado” ou “retangular”, por causa de suas linhas e ângulos bem retos. Em inglês as pessoas falam em D-Frame, porque a armação da lente lembra uma letra “D” deitada. Os modelos costumam ser grandes e mais chamativos.
Sim, mais um modelo popularizado pela Ray-Ban em nossa lista. Nos anos 1950 esse estilo de óculos foi bastante usado sob o nome de Browline, a “linha da sobrancelha”, porque o topo é grosso enquanto o aro em torno da lente é fino. Mais para frente, a Ray-Ban lançou seu ClubMaster com essas características e o negócio pegou. Ele traz um balanço retrô e descolado super em alta.
Se você faz o tipo esportivo, que vai trabalhar de bike todo dia e não perde a chance de correr no parque aos fins-de-semana, os óculos Wrap-Around (ou máscara) são indispensáveis, pois eles têm um formato de armação que “abraça” o seu rosto, diminuindo a chance de cair e protegendo seus olhos com mais eficiência dos raios solares.
O modelo Shield (ou lente única) não é dos mais populares hoje em dia. Mas não poderíamos deixar de citá-lo, pois sabemos que a moda é cíclica, então vai saber se ele não tem um revival nos próximos tempos? Seu nome já diz tudo: sua armação é bem discreta, com destaque para a lente única que vai de um lado ao outro.
Esse estilo particular de óculos, que algumas pessoas chamam de Ponte Fechadura, foi criado pela Persol em 1957 e virou um símbolo internacional no rosto de Steve McQueen. O seu detalhe diferencial? A ponte, aquela área central que conecta as duas lentes e fica apoiada no nariz, tem um desenho que lembra o buraco de uma fechadura. Esse modelo é um clássico atemporal, então você pode usar sem medo.
Finalizando o nosso guia temos o óculos Caçador, que também atende pelo nome de Top Bar. Ele às vezes lembra o aviador, mas traz uma barra superior no armação, o que cria um efeito bem interessante.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais