Os 10 filmes mais esperados de 2014: uma lista pessoal

Compartilhe

Dezembro e janeiro são os meses das listas de cinema: os melhores/piores filmes do ano que se encerra e os mais esperados da nova temporada que se inicia.

A verdade é que é muito difícil montar esses rankings. Poucos em 2011, por exemplo, tinham O Artista, que acabou vencendo o Oscar de Melhor Filme. E igualmente poucos de 2013 destacavam Ela, o novo de Spike Jonze, que foi um sucesso de crítica — no nossa ele estava!

Portanto, é fácil dizer que essas listas só servem para nos empolgar. Muitos filmes novos ganharão destaque após o festival independente de Sundance, que começa este mês, Cannes, Veneza e outros. Escolher agora quais serão os 10 filmes essenciais de 2014 é, no mínimo, precoce. Mas não custa nada tentar, certo?

Mesmo com muita coisa para acontecer, é um ano que promete, já que apresentará longa de dois dos maiores diretores da atualidade: Wes Anderson e Paul Thomas Anderson. Aqui vai a lista dos 10 filmes que mais esperamos – até agora.

10# The Interview

Outros filmes poderiam ter entrado na nossa lista, mas devido ao sucesso de É o Fim, resolvemos dar destaque a esse. Escrito e dirigido pelo mesmo time de uma das melhores comédias de 2013, o filme mostra um apresentador de um talk show e seu produtor – vividos por James Franco e Seth Rogen, respectivamente – se envolvendo na trama de um assassinato internacional.

9# X-Men: Days of Future Past

No tsunami de filmes de super-herói que fazem parte da indústria cinematográfica de hoje, pode-se dizer que X-Men: First Class, que conta a origem do grupo formado pelo professor Xavier, foi uma das melhores surpresas recentes. E agora, o diretor Bryan Singer, responsável pelos dois melhores filmes da franquia – X-Men 1 e 2 – volta para dirigir o filme que reunirá as duas gerações. Na trama, que promete envolver acontecimentos políticos históricos como o assassinato de Keneddy, Wolverine é enviado de um futuro distante para alterar a história, encontrando Xavier e Magneto ainda jovens. Além do elenco de First Class, o filme conta com o retorno de Hugh Jackman, Sir Ian McKellen e Patrick Stewart.

8# Magic in the Moonlight

Woody Allen é imprevisível. Ele pode ir do ótimo Meia-Noite em Paris, seguindo com um  Para Roma, Com Amor sem inspiração, voltando à boa forma com o aclamado Blue Jasmine. Mas, assim como eu que tento fazer uma lista com 10 filmes essenciais de 2014 em janeiro, não se pode culpar alguém por tentar. Pouco se sabe da trama de seu novo filme, mas Magic in the Moonlight leva o diretor de volta a Paris, e conta mais uma vez com grande elenco, estrelado por Emma Stone e Colin Firth.

7# Noah

Considerado por muitos um dos melhores diretores da atualidade, Darren Aronofsky tem pela primeira vez a oportunidade de trabalhar em uma produção de alto orçamento – isso graças ao sucesso de bilheteria e crítica que foi Cisne Negro. Baseado na história da Arca de Noé, com um tom um pouco sombrio – o que deixou o estúdio preocupado, temendo a reação do público cristão – este projeto pessoal do diretor de Réquiem para um Sonho conta com atores como Russel Crowe (vivendo Noé), Jennifer Connoly e Emma Watson.

 6# Foxcatcher

Dirigido pelo talentoso Bennet Miller (de Capote e Moneyball), Foxcatcher seria lançado no fim do ano passado, mas acabou sendo adiado para 2014, e já estava na nossa lista. O filme conta a história do campeão olímpico de wrestling, Mark Schultz, e de como o paranoico e esquizofrênico John du Pont matou seu irmão, o também campeão olímpico Dave Schultz.  Minha curiosidade se deve principalmente por Steve Carell interpretar du Pont, em uma experiência mais dramática das que estamos acostumados.

5# Big Eyes

Não consigo me lembrar quando foi a última vez que me empolguei com um filme de Tim Burton. O diretor parecia ter virado uma máquina  que só se reproduzia, fazendo auto-referência de tudo que havia feito no passado, mas com filmes muito menos significantes. Agora, no entanto, Burton finalmente aparece em um projeto que foge (um pouco) do seu trabalho recente. O drama centra na vida da pintora Margaret Keane, seu sucesso extraordinário, e as brigas judiciais que teve com seu marido, que cobrava crédito em suas obras. Dentro dessa repaginada, Tim Burton buscou atores diferentes dos que costuma trabalhar: Amy Adams vive a pintora e o excelente Christoph Waltz, seu marido. O roteiro é de autoria dos roteiristas de Ed Wood, um dos melhores filmes da carreira de Burton. Aqui fica nossa torcida para que o diretor volte à sua velha forma.

4# Gone Girl

Se não consigo lembrar qual foi o último filme de Tim Burton que me empolgou, não me lembro se houve um de David Fincher que não gostei. O diretor, depois de uma passagem dirigindo e produzindo House of Cards para o Netflix, volta às telonas com o drama Gone Girl, um filme que conta a história de uma mulher desaparecida. Desesperado para encontra-la, seu marido passa a ser o principal suspeito de um possível assassinato. O filme é estrelado por Ben Affleck.

 3# Interstellar

Christopher Nolan volta em 2014 com mais um projeto ambicioso. Intestellar apresenta um grupo de cientistas que pretende observar um buraco de minhoca levando a outra dimensão. É um tema que tem a cara de Nolan e o teaser sugere um tom mais emotivo e filosófico. O filme conta com um grande elenco, entre eles Mathew McCounaghey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Casey Affleck, Matt Damon e, claro, Michael Caine, presente em todos os filmes do diretor desde Batman Begins.

 2# Inherent Vice

Considerado um dos maiores gênios do cinema atual (inclusive por outro gênio, Martin Scorsese),  Paul Thomas Anderson volta pouco depois do sucesso que obteve com O Mestre. Baseado no cômico livro de Thomas Pynchon, a trama apresenta um detetive maconheiro que vive na Los Angeles dos anos 70 investigando o desaparecimento de uma garota, que coincidentemente é uma ex-namorada. O tom sugere uma mistura de filme noir, parecido com o dos livros de Raymond Chandler, tendo como personagem principal um detetive digno do Grande Lebowski. Ah, o ator principal? Joaquin Phoenix, provavelmente o melhor ator de hoje depois de Daniel Day Lewis.

1# Grand Budapest Hotel

Outro gênio que volta em 2014 é Wes Anderson, depois do sucesso que teve com Moonrise Kingdom, um dos melhores filmes de 2012. Grand Budapest Hotel, um hotel situado em um país europeu desconhecido entre as duas grandes guerras, conta a história de um jovem garoto que trabalha no lobby e cai nas graças do conciérge. Enquanto isso, casos de assassinato e roubo de arte vão acontecendo. O longa deve misturar o lado emotivo da relação do garoto com o conciérge com a comédia dos acontecimentos que vão se apresentando, unindo personagens excêntricos em situações extraordinárias, como os filmes do diretor costumam fazer. O elenco, como sempre, é cheio de atores renomados: Ralph Fiennes estrela, ao lado de Bill Murray, Tilda Swinton, Edward Norton, Jude Law e Owen Wilson.

Diego Marques

Diego Marques é formado em Rádio & TV pela FAAP; fez um curso de televisão na National Film and Television School, em Londres; e estudou cinema na New York Film Academy.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais