Você pensa em sair do Brasil num futuro próximo? Segundo uma pesquisa divulgada pela Época Negócios, 91% dos brasileiros têm vontade de trabalhar no exterior. Ou seja, a chance é alta de você estar dentro dessa estatística. Mas aí pinta o dilema: quais são os melhores países para morar, trabalhar e viver bem? Esse é uma questão muito importante para você não se meter numa furada internacional. Por isso, hoje vamos dar algumas sugestões boas de destino.
No começo de 2018, um levantamento com 13 mil expatriados de 166 países avaliou quais era os países mais receptivos para imigrantes. E sabe quem ficou em primeiro lugar? Portugal. Além disso, eles foram eleitos o melhor país do mundo no prêmio World Travel Awards. Some isso ao fato que a adaptação para os brasileiros é mais fácil por lá, uma vez que falamos a mesma língua e temos uma cultura parecida, e podemos colocar Portugal como o campeão em nossa lista!
Mas se você fala inglês com fluência, as opções ficam bem mais amplas. Isso ajuda muito a se adaptar a um novo país. O site US News fez em 2018 um estudo dos 80 melhores países para imigrantes. Os primeiros 15 colocados foram os seguintes:
1# Canadá
2# Suíça
3# Suécia
4# Austrália
5# Alemanha
6# Estados Unidos
7# Noruega
8# Dinamarca
9# Holanda
10# Finlândia
11# Luxemburgo
12# Nova Zelândia
13# Áustria
14# França
15# Irlanda
Como vocês devem ter notado, a região europeia da Escandinávia se destacou com 4 países entre os 10 primeiros: Suécia, Noruega, Dinamarca e Finlândia. O IDH escandinavo é uma referência mundial, sempre com índices altíssimos. Para quem busca qualidade de vida acima de tudo, eles são os melhores países para morar.
E como não notar a medalha de ouro do Canadá, hein? Além de ser um país incrivelmente desenvolvido, eles são muito respectivos. Inclusive saiu uma notícia essa semana de que o país planeja receber 1 milhão de imigrantes nós próximos 3 anos. Ou seja, uma ótima oportunidade!
Ganhar dinheiro é bom e todo mundo gosta. Se essa for a sua principal motivação, acima até mesmo da qualidade de vida, a Business Insider divulgou uma pesquisa que revela os países em que expatriados têm salário maior. Olha só:
1# Suíça
2# Estados Unidos
3# Hong Kong
4# China
5# Cingapura
6# Emirados Árabes
7# Índia
8# Indonésia
9# Japão
10# Austrália
11# Malásia
12# Bahrein
13# Arábia Saudita
14# Alemanha
15# Canadá
Quando o assunto é dinheiro, esse ranking sugere que o Oriente está mais aquecido do que a Europa, apesar da Suíça ter ficado na primeira colocação. Só que a adaptação neles tende a sair mais difícil por causa da língua e cultura, que são muito diferentes da brasileira. Então reflita muito bem se você está cogitando ir para lá.
No final das contas, a questão dos melhores países para morar depende do seu objetivo. Se você quer juntar um dinheiro para voltar ao Brasil e abrir um negócio, por exemplo, aí as possibilidades financeiras devem ter um peso maior na escolha. Fazer um esforço extra por um breve período, num país mais difícil, pode valer a pena.
Agora, se o seu objetivo é ter qualidade de vida acima de tudo, busque países com IDH maiores; culturas mais parecidas com a brasileira; e alta receptividade com a imigrantes. Você vai se adaptar com mais felicidade — e será bem mais feliz nesses lugares, pode ter certeza!
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais