Tivemos meses repletos de notícias empolgantes sobre tênis, desde a vitória de Carlos Alcaraz em Wimbledon até Serena Williams dando à luz a seu segundo filho. Agora, com a realização do U.S. Open, ainda mais aficionados se apaixonam pelo esporte.
Se você já assistiu em maratona “Break Point“, a docussérie da Netflix sobre tênis, e busca histórias fictícias sobre o tema, que tal um filme a respeito? De documentários sobre Andy Murray e John McEnroe a comédias românticas e dramas estrelados por nomes como Will Smith, Kirsten Dunst e Emma Stone, aqui estão nossos 20 filmes favoritos sobre o tema para assistir no momento.
Esta cinebiografia segue Richard Williams, pai de Venus e Serena, e ambas as irmãs Williams participaram da produção do filme. “As pessoas têm interpretado a história de forma equivocada, ou a mídia retratou meu pai de maneira desonesta. Queremos contar essa história corretamente,” declarou Serena à Forbes. Will Smith encarnou Richard, em uma performance que lhe rendeu um Oscar.
Em 20 de setembro de 1973, Bobby Riggs e Billie Jean King enfrentaram-se no que é agora conhecido como a “Guerra dos Sexos”. Este filme retrata os acontecimentos que antecederam a partida e seu rescaldo, com Emma Stone no papel de King e Steve Carrell como Riggs.
Uma das rivalidades mais célebres no tênis nas últimas décadas foi entre Björn Borg e John McEnroe. Este filme, estrelado por Sverrir Gundason como Borg e Shia LaBeouf como McEnroe, foca na final de Wimbledon de 1980.
“Wimbledon”, uma comédia romântica de 2004, traz Paul Bettany no papel de Peter, um tenista em declínio, e Kirsten Dunst como Lizzie, uma jovem tenista em ascensão. É uma romântica e encantadora história no universo do tênis.
Arthur Ashe foi mais do que apenas um jogador de tênis — e “Citizen Ashe” acompanha sua evolução pessoal de atleta que fez história até se tornar um ativista global.
O filme de 1951 de Alfred Hitchcock não é exatamente sobre tênis, mas um dos personagens principais é um tenista, então vamos considerá-lo. Dois estranhos – Guy, um tenista, e Bruno, um psicopata – se encontram em um trem e decidem “trocar assassinatos”. Além disso, uma partida de tênis é destaque no filme!
O documentário “Strokes of Genius” segue a rivalidade entre Roger Federer e Rafael Nadal, focando no campeonato de Wimbledon de 2008. Foi lançado no 10º aniversário da partida.
Lançado em italiano como “Il giardino dei Finzi Contini”, este drama histórico segue os Finzi-Contini, uma família judia italiana nos anos 1930. Após os judeus serem banidos do clube local de tênis, a família permite que seus amigos usem suas quadras. Não é exatamente sobre tênis, mas sim sobre o antissemitismo na Itália durante a era fascista. Um filme poderoso e emocionante que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1972.
“7 Dias no Inferno” é um mockumentário esportivo bem-humorado, uma paródia da partida entre John Isner e Nicolas Mahut em Wimbledon em 2010 (que durou 11 horas e cinco minutos em três dias). Estrelado por Andy Samberg e Kit Harrington, retrata “a partida mais longa da história”. Está repleto de participações especiais de verdadeiros tenistas e, sinceramente, é muito divertido.
Este suspense é menos sobre tênis e mais sobre infidelidade, mas o personagem principal, Chris (Jonathan Rhys Meyers), é um ex-profissional de tênis que se casa com uma família rica e tem um caso com a noiva de seu cunhado, Nola (Scarlett Johansson).
Outro filme tangencialmente relacionado ao tênis é “Os Excêntricos Tenenbaums” de Wes Anderson, onde Luke Wilson interpreta Richie Tenenbaum, um prodígio do tênis que é apaixonado por sua irmã adotiva Margot (Gwyneth Paltrow).
“O Set Final”, um drama esportivo francês de 2020, segue a história de Thomas (Alex Lutz), um ex-prodígio do tênis, que decide competir nas rodadas de qualificação do Aberto da França mais uma vez.
“Ponto de Quebra”, uma comédia de 2014, apresenta Jeremy Sisto e David Walton como irmãos afastados e parceiros de duplas que tentam jogar em um grand slam mais uma vez.
O treinador de tênis Nick Bollettieri é o tema de “Love Means Zero”, um documentário fascinante sobre o preço da vitória. Como a Showtime observa, “Nenhum outro treinador igualou seu sucesso, sua dominação ou sua fama. Sua grandeza, no entanto, veio a um preço terrível – casamentos desfeitos, ruína financeira e uma relação fraturada com seu filho adotivo e aluno mais querido, Andre Agassi.”
Quando você pensa em “filme de tênis”, duvidamos que pense em “As Bruxas de Eastwick”, mas nos ouça, pois a cena de tênis do filme de 1987 é tão icônica e crucial que tínhamos que incluí-la.
Este documentário segue a jornada de Andy Murray através de suas lesões e dor crônica e as tentativas de jogar tênis novamente. Realmente é um acesso total a Murray, seguindo-o em hospitais, reabilitação e treinamento.
“Les Vacances de Monsieur Hulot”, lançado nos EUA como “As Férias do Sr. Hulot”, é um filme francês de 1953 que apresenta as desastradas aventuras de Monsieur Hulot (Jacques Tati), que passa férias em um hotel à beira-mar na França, causando caos por onde passa. A cena do tênis é clássica.
O filme de destaque do diretor Noah Baumbach segue dois garotos lidando com o divórcio de seus pais. A primeira cena mostra a família jogando tênis, e sua mãe, Joan, começa a namorar seu instrutor de tênis. Embora seja mais um drama familiar do que um filme de tênis, vale a pena assistir.
A carreira de John McEnroe é traçada neste documentário de 2022, que apresenta entrevistas com Patty Smyth, Keith Richards, Billie Jean King, Björn Borg e mais. McEnroe também foi filmado e entrevistado para o documentário, onde ele lida com seu legado de “bad boy”.
Ok, “Challengers” ainda não foi lançado (foi adiado para uma data de lançamento na primavera de 2024 devido à greve da SAG-AFTRA), mas estamos muito empolgados com este drama de tênis estrelado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor.
Esse texto foi publicado originalmente no site Town and Country Mag, e é de autoria de Emily Burack.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais