Os 3 piores exercícios para as articulações

Compartilhe

Todos queremos o melhor resultado em nossos treinamentos, certo? Para isso é necessário, além de alimentação e descanso, um treino adequado, intenso e inteligente. Para que possamos alcançar esse objetivo, a escolha dos exercícios é um ponto fundamental. Para ajudá-lo nessa tarefa, fizemos uma pequena lista com os 3 piores movimentos para as suas articulações – e, portanto, que devem ser evitados ao máximo.

Vale lembrar que mesmo para aqueles que estão acostumados a realizar esses movimentos e não sentem incômodo algum, o recomendado é evitá-los, pois possivelmente as articulações estão sendo prejudicadas e existem outros movimentos que podem estimular essas mesmas musculaturas de maneira tão ou mais eficiente.

1# Syssy Squat

Esse exercício, em que o atleta realiza um agachamento projetando o corpo para trás, apesar de simples promove uma grande compressão nos joelhos e na lombar, e tem o potencial de promover uma sobrecarga no quadríceps.

2# Puxada por trás 

Esse movimento procura isolar a musculatura das costas em relação ao peitoral. No caso de puxada, isso realmente acontece. Mas, pelo fato de ocorrer uma abdução com rotação externa do ombro, essa articulação fica muito vulnerável (além de normalmente ocorrer uma projeção do pescoço a frente). É importante ressaltar que esse movimento tem menor ativação das costas do que a puxada pela frente, o que faz dele, para esse objetivo, menos eficiente.

3# Abdominal Supra com anilha

Apesar de ser um ótimo movimento, o abdominal supra com anilha tende a ser usado de maneira incorreta. É necessário desenvolver uma base enorme para realizar um exercício com tanta compressão na coluna sem colocar em risco sua integridade física. Além disso, como em todos os abdominais, as pessoas acreditam que quanto mais “subir” mais trabalho estará realizando – o que realmente não é verdade, já que o abdômen realiza a flexão com cerca de 30 graus.

Ricardo Wesley

O educador físico Ricardo Wesley trabalha há 10 anos com treinamento físico. Ele é especialista em Fisiologia do Exercício; tem MBA em Gestão & Estratégia Empresarial; é mestre em Ciências da Reabilitação e doutorando em Imunologia.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais