Já está mais do que acostumado com nosso encontro semanal por aqui, né? Sextou e está “no ar” mais um novo capítulo de nossa série especial “Clássicos do Cinema”. Desta vez, apresentamos uma seleção com os 5 melhores filmes de 1989.
E chegamos aos anos 80, famoso por apresentar obras que mudaram a história do cinema. Neste ano, em especial, tivemos filmes de diretores renomados que são sucesso até hoje, sendo passados de pai para filho. Tem emoção, aventura, protestos e histórias de superação. Resumindo: clássicos para todos os gostos!
E como já virou costume, fizemos uma seção de “menções honrosas” para complementar a lista de melhores filmes de 1989. Se você está procurando um bom filme para assistir hoje, confira as nossas recomendações:
5# “CRIMES E PECADOS”
Um oftalmologista de destaque tem uma amante que ameaça expor sua infidelidade à sua esposa. Enquanto isso, um cineasta está fazendo um documentário para televisão pública e acaba se apaixonando por uma das produtoras.
- Diretor: Woody Allen
- Elenco: Martin Landau, Woody Allen e Bill Bernstein
- Aprovação da crítica: 94% via Rotten Tomatoes
- Aprovação do público: 91% via Rotten Tomatoes
- Nota no IMDb: 7,9
4# “MEU PÉ ESQUERDO”
Christy nasceu com uma doença rara que deixa a maior parte de seu corpo paralisada. Filho de uma família pobre que o enxerga apenas como um aleijado, ele é encorajado pela mãe a usar o que pode para realizar seus sonhos. É quando então começa a escrever livros com o único membro que consegue mexer: o pé esquerdo.
- Diretor: Jim Sheridan
- Elenco: Daniel Day-Lewis, Brenda Fricker e Alison Whelan
- Aprovação da crítica: 98% via Rotten Tomatoes
- Aprovação do público: 92% via Rotten Tomatoes
- Nota no IMDb: 7,9
3# “FAÇA A COISA CERTA”
Salvatore “Sal” Fragione é dono de uma pizzaria italiana no Brooklyn que tem uma parede cheia de nomes de artistas famosos. Um dos moradores do bairro, Buggin’ Out, fica indignado ao ver que na parede só há nomes de artistas italianos. Ele acha que um estabelecimento localizado no Brooklyn deveria ter o nome de atores afrodescendentes, mas Sal não concorda. A parede se torna, então, motivo de ódio para Buggin’ Out e outros moradores do bairro
- Diretor: Spike Lee
- Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis e Ruby Dee
- Aprovação da crítica: 93% via Rotten Tomatoes
- Aprovação do público: 89% via Rotten Tomatoes
- Nota no IMDb: 8,0
2# “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”
A rigidez e o tradicionalismo de uma escola são contrapostas por um professor que inspira os alunos a viverem para além das regras. Eles criam um clube secreto à leitura de poesia, enquanto reagem à repressão de seus pais.
- Diretor: Peter Weir
- Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard e Ethan Hawke
- Aprovação da crítica: 85% via Rotten Tomatoes
- Aprovação do público: 92% via Rotten Tomatoes
- Nota no IMDb: 8,1
1# “INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA”
O arqueólogo Indiana Jones tem acesso à um misterioso envelope que contém informações sobre a localização do lendário Santo Graal, o cálice que Jesus Cristo teria utilizado na Última Ceia. Quando seu pai, o professor Henry Jones, é sequestrado pelos nazistas, o aventureiro irá embarcar numa missão perigosa para salvá-lo e impedir que a relíquia sagrada caia em mãos erradas.
- Diretor: Steven Spielberg
- Elenco: Harrison Ford, Sean Connery e Alison Doody
- Aprovação da crítica: 88% via Rotten Tomatoes
- Aprovação do público: 94% via Rotten Tomatoes
- Nota no IMDb: 8,2
RANKING GERAL: MELHORES FILMES DE 1989
- Indiana Jones e a Última Cruzada
- Sociedade dos Poetas Mortos
- Faça a Coisa Certa
- Meu Pé Esquerdo
- Crimes e Pecados
MENÇÕES HONROSAS: MELHORES FILMES DE 1989
- Nascido em 4 de Julho
- Batman
- De Volta Para o Futuro 2
- Conduzindo Miss Daisy
- Tempo de Glória
- Campo dos Sonhos
SÉRIE ESPECIAL “CLÁSSICOS DO CINEMA”
Gostou dessa lista dos melhores filmes de 1989? Não deixe de conferir a nossa série especial “Clássicos do Cinema”, na qual vamos listar semanalmente os principais filmes lançados em cada ano do último século.
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.