Um gênero que certamente se renova todos os anos, é a Estratégia em tempo real (ou no inglês, Real-time strategy, ou simplesmente RTS). Diferente dos títulos de RPG, jogos de RTS possuem um cenário onde todos os participantes jogam simultaneamente, não havendo turnos – sendo um contraste dos games de turn-based estrategy/estratégia por turnos. Na lista presente, compilamos cinco dos melhores jogos clássicos de estratégia em tempo real do gênero.
Critérios: Por ser uma lista complexa em virtude aos inúmeros jogos de qualidade, vale ressaltar que o corpo principal do artigo engloba apenas jogos classificados como “Real-time strategy” (RTS). Dito isso, a lista principal aqui presente não inclui jogos de gêneros parecidos e/ou com elementos derivados como MOBAs (exemplos: League of Legends e DOTA), MMORPG (ex: Tibia), ou Hack and Slash (ex: Diablo), já que estes merecem uma lista própria separada.
Além disso, incluiremos um único jogo da franquia para maior abrangência do tópico.
Sendo sinônimo para jogos de RTS, Age of Empire II: The Age of Kings é basicamente o melhor título da saga. Enquanto o primeiro jogo possui uma inteligência articial que não funciona tão bem e o terceiro que mudou radicalmente vários aspectos, AOEII é “o melhor”, ainda que na sua forma original de 1999, sendo responsável por muitas partidas online: em LAN ou até mesmo por campanhas (que vão da instrutiva de William Wallace, até a inesquecível campanha de Frederick Barbarossa).
A sua primeira expansão, The Conquerors, acrescentou ainda as campanhas de diversas figuras da história, como “Átila, o Huno”, “El Cid”, “Montezuma II” e a “Batalha dos Conquistadores”, com esta última se passando em diversos períodos da história – mais especificamente narrando as históricas Batalha de Tours (de 732), até a última invasão dos japoneses na Coréia (datada de 1598).
Tão querido pelos fãs, o jogo ainda lota sessões online no Steam, mais especificamente na Definitive Edition, lançada em 2019.
Enquanto a saga Age of Empires possui sempre uma campanha inspiradas em eventos da vida real, Age of Mytholgy destaca lendas escandinavas, gregas e egípcias. Um spin-off direto pelos mesmos criadores, Age of Mythology compartilha da mesma jogabilidade de AOE. Embora não tenha conseguido alcançar o mesmo nível de popularidade que seu antecessor, também recebeu prêmios e notas altíssimas em seu lançamento.
Com seu legado, AOM têm recebido o mesmo tratamento nos anos mais recentes que Age of Empires II recebeu, sendo presenteado com uma versão extendida/remasterizada para novos computadores, e uma expansão inteiramente nova.
Em 2001, vimos o lançamento de um dos jogos mais ambiciosos de RTS já desenvolvidos: Empire Earth. Seu designer, Rick Goodman, já era conhecido por ter desenvolvido o primeiro Age of Empires. Se você já está amplamente familiarizado com qualquer um dos Age of Empires, pegará Empire Earth sem qualquer dificuldade, visto que a jogabilidade é quase exatamente igual, mas com muitas novidades.
Enquanto em Age of Empires nós estamos no limite das épocas imperiais, Empire Earth compõe 14 épocas: da Era Pré-histórica (igual daquela vista em qualquer título de AOE), até a Era-Nano, onde é possível desenvolver tanques militares futuristas, naves extremamente sofisticadas e nano-soldados. É um jogo com um escopo altíssimo.
Além dos tradicionais deathmatches (online e offline), temos quatro campanhas principais: grega (baseada na Grécia Antiga), inglesa (que narra os conflitos entre a Inglaterra e a França), alemã (composta pelas primeira e segunda guerras mundiais), e a russa (fictícia/futurista, que é composta entre os períodos de 2018 até 2098). É um jogo maravilhoso.
Título clássico de RTS da Westwood/EA Games, Red Alert 2 é, sem sobra de dúvidas, o melhor da franquia. Red Alert 2 difere dos demais jogos vistos aqui de nossa lista em termos de narrativa por se passar em uma realidade alternativa. Aqui é possível jogar duas campanhas diferentes: a dos Aliados e dos Soviéticos. O término de cada campanha, no entanto, resulta em um final diferente.
Muito peculiar entre jogos de RTS, as cutscenes do game foram filmadas com atores reais (live-action), ao invés de serem apresentadas em forma de texto, ou com animação in-game. O elenco do jogo inclui conhecidos atores como Ray Wise (Twin Peaks e 24 Horas) Udo Kier (Flesh for Frankenstein e Bloodrayne) e Barry Corbin (Dallas e Northern Exposure).
Enquanto todos os outros títulos dessa lista são baseados em impérios, realidade alternativa, ou previsões futuristas, Warcraft III: Reign of Chaos é o nosso único RTS aqui presente numa ambientação fantasiosa.
Tendo recebido altíssimas avaliações época de seu lançamento e um score perfeito na GamesRadar+ e no GamePro (levando em consideração todos os aspectos possíveis como campanhas, trilha sonora e dublagem, gráficos, interface, etc), Warcraft III é o título definitivo de toda a franquia, sendo um dos jogos pioneiros em implementar aspectos minuciosos de RPG nos jogos de RTS. Seu grande legado fez de si um dos primeiros jogos a ter grandes competições/eventos ao redor do mundo (façanha anterior feita só pelo FPS Quake, da id Software) extremamente elaboradas. Um clássico absoluto.
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