Você está feliz no trabalho? Provavelmente a resposta é “não”. Um levantamento revelou que 72% dos brasileiros vivem insatisfeitos com seu emprego. Ou seja, se você respondeu “sim”, parabéns: está num seleto grupo que incluiu apenas 1 em cada 4 pessoas.
O que podemos fazer, então, para aumentar a nossa satisfação dentro do ambiente profissional? Encontrei uma pesquisa bem interessante da revista americana Fortune com 5 coisas que trazem felicidade no trabalho, tudo com base em estudos científicos. É o seguinte:
Quando você tem uma tarefa desafiadora no trabalho, isso te deixa mais feliz. Mas há um detalhe fundamental: ela deve ser atingível. Se a meta for absurda, isso terá o efeito contrário e você ficará desmotivado. Uma sugestão? Não seja passivo. Busque sempre a proatividade. Reflita sobre como melhorar os resultados e se esforce para atingi-los.
Sentir que você está progredindo é outro fator importante. Ninguém gosta de ficar estagnado ou de deixar tarefas incompletas para trás. Crie uma lista de tarefas e mantenha-a sempre atualizada. Quando você se sentir perdido, olhe-a para lembrar como o seu trabalho está evoluindo.
O medo de perder o emprego é ruim para a performance e o engajamento das pessoas. Claro, você precisa ter consciência de que ser preguiçoso ou cometer besteiras por falta de atenção podem levar à sua demissão. Mas trabalhar sob a constante ameaça de ser dispensado afeta a criatividade, o espírito de equipe, a inovação e vários outros fatores. Então tenha uma conversa franca com seu chefe sobre como ele enxerga o seu futuro dentro da companhia.
Uma pesquisa revelou que autonomia traz mais felicidade do que dinheiro. Sendo assim, é preciso buscar um certo grau de independência no trabalho. Uma maneira de atingir isso é conquistando a confiança dos seus superiores, demonstrando esforço e comprometimento com a empresa.
Quem tem bons amigos no trabalho (ou pelo menos um) é mais produtivo e engajado. Por isso é importante construir uma relação com as pessoas também fora da empresa, saindo para almoçar junto ou fazendo happy hours.
* * *
Agora é hora de refletir sobre esses fatores e tentar colocá-los em prática. Isso talvez demande uma conversa com seus superiores, subordinados, colegas — ou todos eles, por que não? Todo mundo sai ganhando com um clima mais feliz dentro da empresa.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais