Quantas horas ou dias você se lembra de ter gastado em uma cidade do seu SimCity favorito? Nesta lista, compilamos os melhores jogos de construção e gerenciamento disponíveis, além de dicas de onde encontrar sua disponibilidade no ano de 2021, sem mencionar todas as expansões disponíveis.
Critérios: Por ser uma lista complexa em virtude aos inúmeros jogos de qualidade, vale ressaltar que o corpo principal do artigo engloba apenas jogos classificados como construção e gerenciamento. Jogos do gênero compartilham inúmeras características com games de simulação e, portanto, estarão inclusos na lista, desde que tenham ênfase no elemento de construção e/ou gerenciamento, visto que jogos de estritamente de simulação merecem uma lista própria.
Para maior abrangência, a lista engloba apenas um jogo de cada franquia.
Com uma jogabilidade muito autêntica, Constructor foi muito conhecido pelo público brasileiro, já que passou a ser distribuído pela finada CD Expert aqui no Brasil no final dos anos 90/começo dos anos 2000.
Tendo como características seu humor negro e uma jogabilidade altamente complexa de estratégia em tempo real, você é dono de uma companhia de construção de imóveis residenciais. Ao longo do game, seu objetivo é agradar seus mais diversos tipos de inquilinos (que vão de punks até socialites) das mais diversas e inusitadas formas.
Conforme o jogador avança, ele receberá constantes reclamações dos inquilinos das propriedades, que pedem uma solução para acabar com o cachorro do vizinho, ou porque simplesmente querem que você plante uma árvore no quintal da residência. E se não bastasse, o jogador ainda terá que lidar com a companhia rival, que fará de tudo para que não consiga progredir. Para tanto, você terá que contar com a ajuda de hippies, gangsters, ladrões, e até palhaços para acabar com a companhia inimiga. Além disso, a solicitação de empréstimos é útil para momentos de aperto.
Constructor possui uma curva de dificuldade altíssima, requisitando que o jogador jogue múltiplas vezes até se habituar totalmente à jogabilidade deste clássico.
A inglesa BullFrog Productions possuia uma ampla gama de games de estratégia, simulação, e construção/gerenciamento, com títulos clássicos como Populous, Syndicate, e Theme Park. Mas, de todos seus jogos, o clássico Theme Hospital ganha destaque.
Com uma curva de dificuldade mais balanceada que o game anterior da lista, mas também tendo como característica um humor negro muito sutil, você assume o papel de diretor de um hospital, e deve construir em sua instalação equipamentos para exame, contratar médicos e faxineiros (e muitos) e tomar decisões difíceis, como decidir entre mandar um paciente para casa (automaticamente abaixando sua reputação no hospital), ou arriscar buscar uma cura para o mesmo (com a possibilidade de vê-lo perecer), sendo ideal, claro, ter o equipamento necessário para tratamento. Será comum encontrar pacientes com a “King Complex” (uma síndrome em que o paciente se sente fissurado em querer se vestir como Elvis Presley), ou outros com a doença da invisibilidade.
Em agosto de 2018, vimos o lançamento de Two Point Hospital, desenvolvido por dois dos criadores de Theme Hospital, sendo considerado seu sucessor espiritual direto.
Sendo o primeiro jogo criado pelo designer e programador Chris Sawyer, com gráficos pelo artista Simon Foster, o jogo foi responsável pela origem da famosa franquia de construção/gerenciamento, com altos toques de simulação. Aqui, seu objetivo é criar um amplo parque de diversão. Além da criação das clássicas montanhas-russas com ampla variedade de personalização, você precisará contratar funcionários como seguranças, para prevenir o vandalismo em seu parque, e mecânicos, para garantir o melhor funcionamento de seus brinquedos.
RollerCoaster Tycoon foi lançado inicialmente para PC, recebendo duas expansões pouco tempo depois de seu lançamento original, as compilações Gold e Deluxe, e uma adaptação para o primeiro Xbox em 2003 – já com as duas expansões clássicas.
SimTower foi lançado em 1994 como parte da franquia “Sim”, da Maxis, antes mesmo da existência da franquia de simulação mais popular de todos os tempos: The Sims. A lista de jogos da era “Sim” era extensa, tendo clássicos como SimCity/SimCity 2000 e SimAnt, e outros títulos mais obscuros com a marca da companhia, tais como SimHealth, SimFarm, e SimEarth.
SimTower talvez se encaixe como um “meio-termo” pelo fato de não ter tido sucesso igual de SimCity 2000, mas ter se tornado um clássico cult. E diferente da grande maioria dos títulos, SimTower não foi desenvolvido pela companhia de Will Wright (criador de SimCity e The Sims), mas sim por Yoot Saito, conhecido pelo excêntrico Seaman, originalmente visto no Sega Dreamcast.
Como o nome deixa claro, SimTower é um “império vertical”; trata-se de uma espécie de SimCity, mas invés de vários prédios em um amplo mundo, aqui o jogador gerencia um único arranha-céu. Nele, será imperativa a instalação de escritórios, restaurantes, lojas de discos, banheiros, estacionamentos, salas de monitoramento, elevadores, cinemas, e outras instalações, todas habitáveis por inquilinos – com novas instalações desbloqueadas ao conforme a reputação da torre cresce.
Entretanto, as melhores estratégias deverão ser traçadas, já que colocar um escritório ao lado de um cinema não é vista como positiva, visto que isso elevaria os níveis de estresse dos residentes do primeiro lugar mencionado. Além destes problemas, será comum o jogador ser ameaçado por terroristas em troca de dinheiro, podendo também colocar guardas do edifício em busca de alguma ameaça. Uma continuação pouco conhecida, Yoot Tower, foi lançada em 1998, de qualidade igual para superior.
Se você ainda não jogou o quarto título da franquia SimCity, você está realmente perdendo horas de diversão. Com quatro títulos principais maravilhosos, e uma espécie de reboot (não tão bem recebido) em 2013, Sim City 4 se destacada por ter praticamente tudo dos títulos anteriores – e muito mais.
Quando lançado, SimCity 4 não rodava muito bem nas máquinas da época, sofrendo de intensos problemas de lentidão, independentemente do horsepower da máquina daquele período. Hoje o cenário é outro, com inúmeros patches de performance lançados, o game ainda tem uma fan-base de mods muito ativa . A popularidade do jogo é tanta que, em 2011, candidatos dos Estados Unidos copiaram abertamente para sua campanha: o sistema padrão de taxação de 9% para todas as propriedades.
Se você não teve a oportunidade de jogar quando foi lançado lá em 2003, SimCity 4 é o jogo definitivo de construção e gerenciamento não apenas da série, mas do gênero como um todo.
Ao fazer uma lista com seis jogos de construção e gerenciamento, seria simplesmente muito injusto não incluir a franquia The Sims na lista (embora sua jogabilidade tenha ampla ênfase no aspecto de simulação). Pela subjetividade da pergunta “qual o melhor?” ser um aspecto amplamente discutível entre os fãs mais novos e de longa data, seria extremamente complicado acrescentar um título específico.
O primeiro The Sims (2000) fundou a série e o gênero (praticamente inexistente em sua época), e todas suas expansões foram base para as expansões futuras, além de apresentar um “humor negro” muito distinguível de seus sucessors; The Sims 2 (2004) acrescentou inúmeras ferramentas mais complexas de construção e personalização – tal como a possibilidade de criar casas com um número muito superior de andares – , e marca por ser o primeiro da franquia principal a acrescentar um ambiente verdadeiramente/completamente em 3D; The Sims 3 (2009) se consagrou pela adição de um mundo aberto, totalmente explorável, sendo também uma opinião muito compartilhada pelos fãs de que possui as melhores expansões já lançadas para um título principal; The Sims 4 (de 2014, e talvez o mais controverso da franquia principal) melhorou de maneira drástica a inteligência artificial, e trouxe um complexo sistema de criação de ‘sims’ para a série, sendo até a data o mais vendido da saga. E a cada novo lançamento principal, a EA/Maxis traz funcionalidades nunca vistas antes.
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