Você se considera fechado demais — e sente a necessidade de ser mais extrovertido na vida? É comum ter essa vontade de sociabilizar com mais desenvoltura em ambientes como a faculdade, o trabalho, festas… Por isso hoje separamos algumas dicas de como ser uma pessoa mais extrovertida sem anular a sua personalidade.
É muito comum considerar que ser introvertido é um defeito, mas não é. Entenda que isso se trata de uma característica pessoal. Todo mundo possui um lado mais introvertido e outro mais extrovertido. O ideal é encontrar um equilíbrio entre os dois extremos.
Essa dica é focada no autoconhecimento. Saber seus defeitos e qualidades te ajuda a refletir de forma clara onde você pode melhorar — e onde tem mais confiança em si. Assim você conseguirá agir de maneira mais segura na frente dos outros.
Olhe para o seu círculo de amizade: sempre haverá pessoas introvertidas e extrovertidas. É legal reparar o que mais lhe agrada em cada uma. Entenda o que elas fazem de diferente e tentar extrair o que você considera mais interessante, desde que combine com sua personalidade, claro.
Se permita sair mais com seus amigos. Aceite mais convites. E faça também programas sozinho, sem se preocupar com o que os outros vão pensar disso. Essas atitudes ajudam você a se soltar aos poucos. Quando ficamos muito dentro de casa, isso fortalece a nossa introversão.
O sorriso tem um grande poder psicológico. Se você for mais carismático, isso lhe dará confiança — e assim você se sentirá mais à vontade em ambientes sociais. Portanto sorria mais. Tente não ficar com a cara fechada perto das pessoas.
Prestar atenção quando se está conversando com alguém pode parecer óbvio. Mas acredite, nem todo mundo é assim. Pessoas extrovertidas são boas ouvintes. Elas ficam atentas ao que os outros estão falando, desta maneira conseguem interagir fazendo perguntas interessantes. Se você ficar viajando dentro dos seus próprios pensamentos, é difícil ser bom de conversa, o que diminui a sua autoconfiança.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais