Há algum tempo atrás, antes de escrever aqui sobre os tipos de calçado essenciais, fiz uma matéria com as mais sábias frases de estilo já ditas. Entre elas havia uma do designer Sid Mashburn, que falou o seguinte: “Homens não precisam de várias escolhas, apenas da escolha certa.”
Essa frase me fez pensar. Realmente, temos o hábito de acumular roupas e acessórios quando, no final das contas, usamos apenas um punhado de nossas peças preferidas no dia-a-dia.
Os calçados não fogem desta regra. Ninguém precisa de uma coleção imensa para se vestir bem. Com este 7 modelos abaixo, você estará bem servido em qualquer ocasião:
Vamos começar pelo básico, ok? Todo homem precisa ter um sapato social preto. Ele é clássico, versátil e matador.
Um modelo à prova de erros é o Oxford, no qual os furinhos do cadarço ficam no próprio corpo do sapato. Outra aposta certeira é o Derby, que é parecido mas tem o laço numa aba costurada.
Quer algo mais ousado? O Monk Strap, que usa uma fivela no lugar do cadarço, também está em alta. Mas eu diria que ele é uma segunda opção para o Oxford ou Derby. Por ser mais chamativo, você não vai querer repeti-lo demais.
O Brogue não é exatamente um modelo e, sim, uma variação de sapatos como o Oxford ou Derby, que possui aqueles pequenos buracos perfurados na superfície. Versatilidade é a palavra da vez. O Brogue marrom vai dar um toque de personalidade a qualquer look que você escolher, casual ou formal.
Como gosto é algo pessoal, talvez você prefira um sapato liso em vez do Brogue. Tudo bem. O mais importante é ter uma opção marrom no armário para não repetir o preto todo dia.
Você não precisa ser um cowboy para usar botas. Pelo contrário: esta é uma das maiores tendências da moda masculina, especialmente nos meses frios. A bota é capaz de transformar looks “bonitos” em “extraordinários”. Sério. Dá uma olhada nesta matéria aqui que escrevi sobre o tema.
Em outras palavras, você precisa ter um belo par de botas. Ou melhor, vários. Pois são tantos modelos lindos que é difícil escolher apenas um. Mas a gente sempre começa pelo primeiro, certo? Então vamos lá.
Minha sugestão número nº1 é o coturno. Antigamente coisa de militar ou roqueiro, o coturno “viralizou” e agora existem vários modelos casuais por aí. A vantagem é sua versatilidade; funciona bem com praticamente qualquer look. Uma opção mais leve e igualmente estilosa é a Chelsea, de cano baixo e com um elástico lateral.
Você provavelmente já tem um. E ele se chama “sapatênis”. Mas essa onda já passou, sinto informar. Não digo que você deve ser um refém das tendências ao se vestir. Mas existem os itens clássicos e atemporais — tipo o próprio Oxford já citado acima — e aqueles que são datados, como o sapatênis.
Que tal sair da caixinha, então, e adotar outro tipo de sapato casual? O Mocassim, caracterizado pela costura lateral, é uma ótima opção. Especialmente os de camurça. Ou então sua variação náutica, o Dockside, que no calor é a aposta perfeita.
O quê? Você achou que o tênis não entraria na lista? Pelo contrário. O tênis é um dos itens mais em alta da moda masculina hoje. Pesquise no Google “Sneaker News” e você encontrará uma infinidade de sites voltados exclusivamente para os lançamentos desta área. Os tênis chegaram até mesmo aos desfiles e tapete vermelho.
Quando o seu look pede descontração, é aqui que você vai encontrar. Se você quiser jogar seguro, um tênis branco sempre dá conta do recado. Eles são infalíveis, fáceis de combinar e cheios de atitude. Sem falar no conforto.
E já que estamos falando de tênis, não dava para deixar de fora os modelos esportivos. Basta ligar os pontos. Primeiro, é essencial para um homem cuidar bem do seu corpo, com sua dose semanal de atividades físicas. Segundo, se você gosta de estar estiloso em festas, reuniões e eventos, por que deixaria de lado a academia, o parque, etc?
Compre um bom tênis esportivo. Ponto. Isso não está em discussão. Ele vai melhorar seu desempenho físico e deixá-lo na estica mesmo quando estiver se desmanchando em suor.
Este é um tipo de calçado que os homens costumam negligenciar. Mas ei, senhores, vivemos no Brasil, lembram? E nosso verão é hardcore. Precisamos ter uma opção estilosa e confortável para encarar um sol de 30 graus, seja na praia ou levando o cachorro para passear no parque.
Ok, todo mundo ama as Havaianas e eu me incluo neste grupo. Elas são confortáveis, práticas, bonitas. E essenciais para a nossa coleção, também. Mas se você quer elevar seu estilo ao próximo nível, que tal investir num chinelo de couro? Ou nas alpargatas?
Quando o assunto é moda masculina, não existem regras definitivas. Este manual traz referências e inspirações. Ele não deve ser visto como mandamentos cravados na pedra. Use-o como um guia para chegar aos seus tipos de sapatos essenciais e adotar a filosofia do designer Sid Mashburn: “Homens não precisam de várias escolhas, apenas da escolha certa.”
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais