Os 8 melhores filmes de 2014 que você só verá em 2015

Compartilhe

A distribuição de filmes no Brasil é um negócio muito meticuloso, com longas sendo lançados no nosso país tempos depois de terem sido lançados nos EUA – alguns, inclusive, chegam tão atrasados que seus DVDs já são comercializados por lá, aumentando o risco de pirataria.

Uma vez que os filmes que mais trazem bilheteria são os blockbusters, qualquer produção que fuja desse padrão é estudada de forma detalhada antes de ser distribuída.

E alguns desses filmes acabam recebendo o sinal verde para sua distribuição apenas depois de serem reconhecidos em premiações, trazendo um maior interesse do público – por isso muitas vezes acabamos assistindo ao ganhador do Oscar depois de seu produtor já ter recebido a estatueta mais famosa do planeta.

Por conta disso, assim como acabamos assistindo filmes de 2013 como O Lobo de Wall Street, Ela, 12 Anos de Escravidão e outros apenas em 2014, veremos os melhores filmes do ano passado neste primeiro trimestre.

Então fizemos uma lista dos filmes mais comentados e especulados para o Oscar que ainda serão lançados no Brasil.

8# A Teoria de Tudo 

Esse é um dos filmes mais “Oscarizáveis” (sim, acabei de inventar este termo, talvez pegue, talvez não) dos lançamentos que teremos – o que pode ser bom e ruim.

O longa é baseado na biografia de Stephen Hawking, o famoso físico britânico, relatando tanto suas descobertas científicas quanto seu relacionamento com Cambridge Jane Wight e o desenvolvimento de sua doença motora.

  • Lançamento: 29 de janeiro.

7# Vício Inerente

Falando em grandes diretores, teremos em fevereiro o lançamento do novo de um dos maiores cineastas da atualidade: Paul Thomas Anderson. Depois dos sucessos de Sangue Negro e O Mestre, o diretor traz às telonas um longa aparentemente menos ambicioso, caindo mais para a comédia. Vício Inerente, estrelado por Joaquin Phoenix, é uma adaptação do livro de Thomas Pynchon, e apresenta um detetive maconheiro investigando o sequestro de um bilionário latifundiário.

  • Lançamento: 19 de fevereiro.

6# Selma 

Filme mais esnobado até o momento pelos sindicatos – e até pelo BAFTA -, Selma tem pelo menos feito sucesso com os críticos nos EUA.

O filme relata as diversas marchas de Martin Luther King de Selma, no Alabama, até a capital do estado em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

  • Lançamento: sem data definida.

5# Sniper Americano

Os filmes de Clint Eastwood sempre são dignos de nota – e esse parece ter chamado a atenção de muitos muitos membros da Academia de Cinema, que já o indicaram para diversos prêmios de sindicatos, que são os maiores termômetros para o Oscar.

Baseado no livro homônimo, o filme conta a história de Chris Kyle, tido como um dos maiores atiradores das Forças Especiais da Marinha Americana e alcançando o maior número de mortes confirmadas.

  • Lançamento: 19 de fevereiro.

4# Whiplash – Em Busca da Perfeição

Vencedor do Festival de Sundance – maior festival do cinema independente norte-americano – e maior surpresa de 2014, o filme mostra a relação entre um professor extremamente exigente e um jovem baterista prodígio numa das maiores escolas de Jazz dos EUA.

Com grandes performances, deve render o Oscar pelo menos a J.K. Simmons.

  • Lançamento: já em cartaz (8 de janeiro).

3# O Jogo da Imitação

Outro na categoria “Oscarizável”, este longa ganha ainda mais força por ter ganho o Festival de Toronto – o último filme que havia saído vencedor do festival foi 12 Anos de Escravidão, e todos sabemos o que aconteceu depois.

O longa estrelado por Benedict Cumberbatch conta a história de Alan Turing, que graças a seus conhecimentos em matemática, lógica e ciência, pode contribuir com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial.

O longa também aborda os problemas que Turing tinha com sua homossexualidade, buscando soluções de cura, vindo a cometer suicídio em 1954.

  • Lançamento: 5 de fevereiro.

2# Foxcatcher – Uma história que chocou o mundo

Bennet Miller vem se consolidando na indústria cinematográfica desde seu sucesso com Capote e Moneyball.

Em seu novo longa, um projeto que levou anos para ser feito, o diretor conta a trágica história do campeão mundial de luta Greco-Romana, Mark Schultz, que aceita entrar na equipe do excêntrico bilionário John du Pont, aficionado pelo esporte.

O filme explora a relação de Mark e seu irmão e treinador David – também uma lenda no esporte – com o difícil bilionário, que acabou levando a caminhos muito perigosos.

  • Lançamento: 22 de janeiro.

1# Birdman

Um dos filmes mais comentados no fim de 2014, o novo de Alejandro González Iñarritu é praticamente uma sátira a Hollywood.

Apresenta um ator marcado em sua carreira por ter interpretado um super-herói no começo dos anos 90 que busca sucesso crítico dirigindo e estrelando uma peça na Broadway – o longa até brinca com a metalinguagem, uma vez que o diretor escolheu Michael Keaton, marcado por sua interpretação de Batman no começo dos anos 90.

Com grande elenco, Iñarritu ainda filmou com muitos planos sequência, dando a sensação ao espectador de realmente estar assistindo uma peça.

  • Lançamento: 29 de janeiro.
Diego Marques

Diego Marques é formado em Rádio & TV pela FAAP; fez um curso de televisão na National Film and Television School, em Londres; e estudou cinema na New York Film Academy.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais