O Salão de Automóvel de Detroit , que acontece nos Estados Unidos, é um dos eventos mais importantes do universo automobilístico e é a primeira grande feira do ano, onde muitas novidades são apresentadas logo no início da temporada. Nesse ano o Salão de abriu as portas ao público no dia 18 de janeiro. Confira abaixo os 9 maiores destaques do evento e fique tranquilo, sonhar não é pecado e nem vergonhoso.
Audi Allroad Shooting Brake
Sem previsão para entrar em produção, o veículo conceito da Audi apresentado no Salão de Detroit traz diversas inovações tecnológicas, assim como uma nova grade dianteira que será tendência de design da montadora alemã. A carroceria com apenas três portas e as rodas de 19 polegadas trazem um ar mais esportivo ao Allroad. Debaixo do capô o modelo conta com uma motorização híbrida E-Tron que combina um motor a gasolina 2.0 de 292 cv a outros dois motores elétricos – um dianteiro e outro traseiro, produzindo 54 cv e 115 cv, respectivamente. Em conjunto eles trabalham com o câmbio S-tronic de seis marchas de dupla embreagem podendo acelerar de 0 a 100 km em 4,6 segundos.
Cadillac ATS Coupe
Finalmente o Cadillac ATS Coupe foi revelado e será o primeiro modelo de produção que levará o novo logotipo da marca. Apesar de manter o mesmo espaço entre eixos do ATS Sedã, conta com carroceria exclusiva e apenas duas portas. Estarão disponíveis duas opções de motor: 2.0 turbo de quatro cilindros, rendendo 272 cv e 40,8 kgfm de torque ou o 3,6 V6 com 321 cv e 38 kgfm. Ambos virão de fábrica com uma trasmisão automática de seis velocidades e tração traseira. Mas, para aqueles que gostam de diversão na pista, há outra opção: sistema de tração integral e um câmbio manual de seis marchas.
Chevrolet Corvette Z06
O Corvette sempre foi um modelo idolatrado por muitos, principalmente nos Estados Unidos, e é sem dúvidas um clássico que marca presença por onde passa. Apresentado na versão Z06 no Salão do Automóvel de Detroit, foi uma das maiores atrações do evento e pela primeira vez a Chevrolet optou por um câmbio automático de oito velocidades. O motor 6.2 V8 teve um upgrade em seu desempenho e agora gera 625 cv de potência.
Kia GT4 Stinger Concept
A Kia mostrou que merece um pouco de respeito ao apresentar o superesportivo GT4 Stinger. Dentro da lista de inovações o veículo conta com tração traseira, apenas dois assentos traseiros divididos da mesma forma que os dianteiros, faróis de LED verticais e rodas de 20 polegadas. Em sua motorização a montadora optou por um 2.0 turbo de quatro cilindros que gera 315 cv e transmissão manual de seis velocidades. Dificilmente o Stinger irá para produção, mas cria uma tendência que poderá ser vista em futuros modelos esportivos da Kia.
Lexus RC-F
A Lexus fez bonito com o RC F, o cupê esportivo mais potente já construído pela montadora. Equipado com um motor 5.0 V8 de 460 cv, ele pode acelerar de 0 a 100 km em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 300km/h. Seu visual une esportividade com agressividade na dose certa. Segundo o vice engenheiro chefe e gerente do grupo F Yukihiko Yaguchi o novo modelo da Lexus tem um obejtivo: “oferecer puro prazer em digirir” .
Mercedes-Benz GLA 45 AMG
A Mercedes-Benz finalmente apresentou a versão esportiva de seu novo crossover, o GLA 45 AMG. O veículo traz toda a identidade de um AMG, desde rodas exclusivas a para-choques. O motor utilizado é um quatro cilindros 2.0 turbocompressor que gera 360 cv e torque de 45,9 mkgf que, unidos à transmissão de sete velocidades SpeedShift e ao sistema de tração integral, podem levar o brinquedinho de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Porsche 911 Targa
Apesar de manter as linhas do modelo atual vendido desde 2012, o novo 911 Targa resgata o conceito do clássico de 1965. Nesta nova versão o teto retrátil tem acionamento elétrico, vidro traseiro fixo e uma nova coluna B. É possível optar por duas motorizações diferentes, mas ambas com tração integral. Na versão Targa 4, o que dá vida ao veículo é um motor Boxer 3.4 de seis cilindros que rende 350 cv. Já na versão Targa 4S, a Porsche utilizou um motor 3.8 gerando 400 cv de potência.
Toyota FT-1
Este foi um dos veículos conceito mais chamativos apresentados no Salão de Detroit. Ele foi desenvolvido pelo estúdio Calty Design Research e parece ter vindo do futuro. Com um jeitão de carro de corrida, o esportivo está disponível para download no jogo Gran Turismo 6. Infelizmente nenhuma informação técnica e mecânica foi divulgada pela montadora japonesa, mas pelo que podemos ver através da tampa transparente em seu capô, o FT-1 (Future Toyota 1) parece estar equipado com um motor de respeito.
Volvo Concept XC Coupe
Como muitos sabem, a Volvo traçou seu caminho através dos avanços em sistemas de segurança e chegou a tornar-se líder no segmento. Mas este tipo de tecnologia não é mais visto como um diferencial como foi um dia, tendo em vista que qualquer montadora atualmente pode vender tecnologias semelhantes e veículos tão seguros quanto os da Volvo. É por isso que a empresa sueca pretende se reinventar e hoje coloca em prática uma série de veículos conceitos altamente promissores. Um deles, o Concept Coupe XC, apresentado no salão de Detroit, traz o melhor do design escandinavo. Detalhes técnicos ainda não foram divulgados. Portanto, nossa curiosidade permanecerá por mais algum tempo.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais