Todo ano a revista gastronômica Restaurant, uma autoridade mundial no assunto, faz uma lista com os 50 melhores restaurantes da América Latina.
E a edição 2014 foi apresentada ontem, numa cerimônia em Lima, no Peru.
A cozinha peruana foi o grande destaque do ranking, cravando os dois primeiros lugares, com o Central e o Astrid y Gaston.
Mas os restaurantes brasileiros também fizeram bonito, com 9 representantes, sendo que o D.O.M. cravou a medalha de bronze.
Em 2013, no entanto, o restaurante de Alex Atala foi melhor e ficou na segunda posição.
“Tecnicamente, o D.O.M. é o melhor restaurante da América Latina, sem dúvida”, disse à Folha o crítico Josimar Melo, um dos presidentes do júri da Restaurant.
“Mas o prêmio não é técnico, ele busca tendências e opiniões. E é natural que, em um painel de votação dominado por latino-americanos, as pessoas se identifiquem mais com cozinhas que lhe são familiares.”
A Restaurant conta com o voto de 252 especialistas da região – de chefs a críticos – para fazer o ranking.
E, como eles são latinos em sua maioria, a cozinha brasileira acaba sendo prejudicada.
Prova disso é que na lista mundial que a Restaurant fez em abril, com um júri mais cosmopolita, o D.O.M. foi o melhor da América do Sul na sétima posição, enquanto o Central ficou em 15º.
Mas independente disso, o fato é que você vai comer muito bem em qualquer casa da lista.
Confira a seguir, portanto, os estabelecimentos brasileiros que entraram nela. Quando você quiser celebrar uma ocasião especial com sua garota, é uma ótima ideia levá-la para jantar em algum deles.
Ou em todos, caso seu bolso permita:
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais