Sabe aqueles dias em que tudo parece te distrair? Seja um pequeno barulho ou alguma luz, eles conseguem tirar o seu foco e tudo vai por água abaixo. E essa distração tem um custo, e muitas vezes, pode ser alto. Mexer no celular então, nem se fala! Segundo uma pesquisa recente no site americano RescueTime, a maioria das pessoas verificam seus celulares 58 vezes por dia, gastando mais de um minuto em cada espiadinha. Se você fazer as contas, dá mais de uma hora por dia olhando redes sociais ou simplesmente respondendo mensagens aleatórias.
Ok, sabemos que todo mundo dá aquela olhadinha no celular uma vez ou outra. Mas a questão aqui não é essa. Saber como e quando usar é o que importa. E fora isso, existem outras coisas que podem te distrair quando você menos esperar.
De imediato, a distração pode parecer apenas um problema que afeta a sua produtividade no trabalho. Mas indo mais a fundo, ela pode afetar áreas importantes, e até íntimas, de nossas vidas. Confira:
Quando estamos focados em algo e somos interrompidos, leva um tempo para voltar ao raciocínio em que estávamos. Como resultado, seu tempo para entregar determinado trabalho será menor. E o que você faz? Acelera a tarefa para compensar o tempo perdido. Porém, saiba que isso vai aumentar o seu estresse, e consequentemente, a frustração.
É muito difícil fazer o seu melhor trabalho quando se está correndo. E mesmo a mais breve distração pode ter um impacto negativo enorme em seu desempenho. Estudos comprovam que quando você se distraí, mesmo que seja por três segundos, está duas vezes mais propenso a cometer um erro.
Sim, todos nós temos uma certa dificuldade em se concentrar. Prova disso são as atividades alternativas que usamos, como ioga e meditação, que servem para acalmar nossa mente. Portanto, se já é difícil se concentrar, imagina fazendo várias coisas ao mesmo tempo? É praticamente impossível.
Saiba que quando estamos distraídos, perdemos uma das coisas que mais nos torna humanos: a capacidade de pensar. Só conseguimos resolver quebra-cabeças, fazer conexões e realizar um bom trabalho quando estamos 100% concentrados.
Infelizmente, ver um casal num encontro mexendo em seus celulares tem se tornado algo comum. Com isso, fica a questão: será que o relacionando destas pessoas pode ser prejudicado? De acordo com um estudo, a resposta é sim. Pesquisadores observaram secretamente pares de alunos conversando em uma faculdade. Em 62 dos 100 pares, os pesquisadores viram que pelo menos uma pessoa usou o celular durante a interação. Os alunos cujos parceiros usaram o aparelho relataram sentir menos intimidade no momento.
O preço que pagamos pela distração pode ser muito alto, e vai muito além de ser algo individual. A distração reduz a capacidade de desenvolvermos conversas importantes uns com os outros. Coletivamente, estamos perdendo a capacidade de foco necessário para filtrar a enorme quantidade de informações sobre qualquer assunto e responder de maneira ponderada.
Não há um truque fácil para mudar a distração. Mas existem maneiras baseadas em evidências para fortalecer o seu foco:
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais