Velocidade, nós queremos velocidade. Passando dos 300, 400 cavalos de potência a máquina já aciona o nosso alerta de mega interesse. Por isso, só de ler a palavra supercarro os pelos de nossos braços já se eriçam.
Então, se alguém nos diz que há um novo supercarro de 500 cavalos de potência aí no mercado, pronto, é o que basta para disparar leves sintomas de êxtase em nossa alma.
Agora, acrescente a essa informação o fato de essa máquina ser movida a hidrogênio e aí o mundo para.
Pois nosso mundo parou com o lançamento do H2 Speed Concept, carro da italiana Pininfarina, empresa gigantesca de design automobilístico.
Essa nova máquina foi apresentada pela primeira vez no Salão de Genebra desse ano, conquistando de cara o prêmio de Melhor Conceito, e desde então está realizando uma verdadeira turnê, sendo apresentada em diversos eventos do universo dos carros como uma joia rara.
Os carros movidos a hidrogênio são uma grande aposta para o futuro por conta da sustentabilidade do mecanismo, que é isento de emissão de qualquer tipo de substância nociva ao meio ambiente.
A grande questão é que até hoje ninguém havia conseguido produzir um motor movido a hidrogênio potente o suficiente para elevar seu produto ao padrão de supercarro.
Pois a empresa GreenGT, parceira da Pininfarina, desenvolveu uma tecnologia revolucionária que conseguiu esse feito. Eis o que eles afirmam no site oficial da empresa:
“Na metade do caminho entre um protótipo decorrida e um supercarro de produção, o H2 Speed é o primeiro carro de alta performance movido a hidrogênio.”
Com um design bastante ousado e futurista, a performance do conceito é muito impressionante: cerca de 500 cavalos e aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, com máxima de 300 km/h.
É desempenho parecido com o das grandes máquinas do mundo. Para termos de comparação, o novo Porsche 718 Boxster gera 350 cavalos, faz dos 0 a 100em 4,2 segundos e chega a máxima de 285 km/h. Isso na versão S, que é a mais agressiva.
E aí, curtiram o H2?
A empresa disse que produzirá apenas 10 unidades da máquina, mas não falou em valores e nem em datas. Mas, na dúvida, já é bom ir poupando dinheiro.