Quem me acompanha com uma certa frequência sabe que sou entusiasta da perfumaria diferenciada. Viver cheirando perfumes todos os dias, acaba tornando-se uma rotina repetitiva, e quase tudo que é lançado cai no “mais do mesmo”. Com um vasto portfólio, tudo fica correlato, muitos perfumes são parecidos.
Algumas verdadeiras jóias aparecem vez ou outra, sejam lançamentos ou algo clássico. É possível categorizar cada um deles de alguma forma, servindo como uma orientação ao consumidor, e uma delas é uma das minhas favoritas: Perfumes Desafiadores.
Geralmente usado para fragrâncias bem fora do comum, um perfume desafiador não tem uma definição ipsum literis mas é possível identificar algumas com mais facilidade, e hoje, elenquei cinco fragrâncias para trazer à vocês uma noção do que é um perfume desafiador, indo do menor desafio, ao maior, quase como “passar de fase” num video-game.
Um dos best sellers da casa, introduz o destemido aventureiro da perfumaria, aos perfumes orientais amadeirados. Combinando couro com tabaco e especiarias, a fragrância italiana foge do comum quando comparamos diretamente com perfumes de prateleira de loja, saindo da rotina do “mais do mesmo”. Amadeirado, seco, suave e camurçado, o Bvlgari “MIB” como é apelidado, é soturno e misterioso, criando uma aura íntima muito elegante e séria. Não é uma fragrância que vem para brincar em uso casual, casando muito bem com terno, gravata, social, encontros e até mesmo black tie.
Não se deixe enganar pelo frasco divertido, Toy Boy foge ainda mais do que estamos acostumados. Rosa com couro e pimentas, uma combinação ousada, sexy e que repousa na tênue linha entre um perfume feminino e masculino, abusando da balança, apontando aos dois ao mesmo tempo e de forma extrema. O fundo encouraçado é sujo, camurçado, e o floral é sedoso e delicado. No meio disso tudo, pimenta, que esquenta a fragrância e dá um tom levemente canforado. E em cima disso tudo, tem altíssima performance.
Há inúmeros clássicos da perfumaria que poderiam muito bem entrar na lista, mas o Polo de Ralph Lauren, conhecido como Polo Green, merece reconhecimento. Um genuíno perfume verde, carregado no musgo de carvalho, couro, cedro e várias outras nuances. É amargo, muito amadeirado, o couro entrega algo sujo e esfumaçado, e tem ainda um toque amadeirado verde áspero e terroso. É como estar na floresta caçando o predador e você é o Rambo. É possível sentir todas as nuances de uma selva e ainda sentir o cheiro de suor de alguém trilhando o local. É um cheiro familiar, e que hoje em dia não é tão pesado (por conta das reformulações), mas ainda foge do padrão, o suficiente para ficar no meio da lista.
Já havia comentado sobre essa fragrância anteriormente, mas o Kouros é um inegável representante definitivo da perfumaria clássica powerhouse da década de 80, e que hoje é visto como um perfume desafiador. Carregado em notas animálicas como musk e civeta, ainda traz couro, mel, lavanda, aldeídos… É uma fragrância complexa e pesada, suja, esfumaçada, saponácea e sexy. A ideia é trazer o cheiro de um quarto de motel barato onde os indivíduos fizeram sexo e estão na pausa do cigarro, ao lado de um banheiro limpo. Impensável nos dias de hoje, algo ser lançado dessa forma, a performance brutal ainda ajuda a afugentar quem experimenta a fragrância de forma desavisada. É um ótimo perfume para quem quer aventurar-se em perfumes animalescos e sujos. Mas dá para ficar pior…
Passar do nível de desafio do Kouros, só com perfumaria de nicho. Não é fácil encontrar ainda por cima, algo da ROJA. Com frascos de 100 ml custando R$ 5000 fácil, a casa não se preocupa em ser acessível e muito menos em agradar todo mundo. Com criações artísticas e com as melhores matérias primas, Musk Aoud combina notas especiadas, floral, musk e oud. Oud que é a lasca de madeira de agar “contaminada” com um fungo que cria um cheiro, quando extraído de forma correta, inigualável. Acontece que alguns Ouds podem ter cheiro “sujo” minimamente, beirando algo fecal. Com o Musk, caríssimo, temos ainda um forte cheiro de animal molhado. Cheiro desafiador, preço desafiador, dificuldade para encontrar, é o verdadeiro último chefão da perfumaria.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais