Perfumes

Os lançamentos de perfumes em 2022 para ficar de olho

Compartilhe

O ano mal começou e já promete entregar bastante novidade no mundo da perfumaria. Temos clássicos em concentrações maiores, flankers de sucessos populares, tendências dos anos anteriores mantidas, enfim, uma vasta quantidade de novidades. Escolhi 5 fragrâncias para iniciar a lista, das quais eu julgo serem as mais importantes. Bora conferir os principais lançamentos de perfumes para 2022?

One Million Elixir – Paco Rabanne

A famosa barra de ouro perfumada ganha nova concentração, seguindo a tendência criada pela maison francesa Dior com o Sauvage. O One Million Elixir traz uma reinterpretação da versão mais tradicional, fugindo do lançamento de 2020, o Parfum, que era muito floral.

A concentração elixir é divulgada como sendo acima da Parfum, que é atualmente a mais elevada concentração (e que não quer dizer especificamente que torna a fragrância mais performática).

Contando com notas de Maçã e Davana no topo, osmanthus, rosa damascena e cedro no corpo e absoluto de baunilha, fava tonka e patchouli na base, a reedição do clássico é provavelmente mais encorpado, doce e menos amadeirado que a versão tradicional.

  • EMPOLGOMETRO*: 7/10

*Empolgometro é uma métrica para definir o quão empolgado eu estou com a fragrância, sendo 0 “não faço nem questão de experimentar” e 10 “compraria sem pensar duas vezes!”. Apenas para fins humorísticos…

Acqua di Giò Eau de Parfum – Giorgio Armani

Um dos perfumes mais vendidos no mundo, o Acqua di Giò ganha seu primeiro flanker com concentração superior. Até então, a popular fragrância aquática floral só havia sido recriada com mudanças mais diretas e propostas diferentes do original. Mas em Eau de Parfum, a linha seguirá os moldes da versão tradicional, com nuances mais acentuadas.

A principal diferença vem na simplicidade da pirâmide olfativa divulgada. Comparando os 33 ingredientes do original, o EDP foca no nas qualidades do perfume antigo.

No topo, consta notas oceânicas (que dizem ser diferentes e modernas), mandarina verde, no coração lavanda, sálvia e gerânio. Já na base, notas minerais, patchouli e vetiver. Seguindo a principal característica aquática e cítrica, as notas florais mais presentes na versão antiga, são mais discretas nessa nova concentração.

  • EMPOLGÔMETRO: 6/10

Le Beau Le Parfum – Jean Paul Gaultier

Lançado em 2020, Le Beau não emplacou nas vendas. Mesmo sendo bem recebido na comunidade de perfumaria, sendo rotulado como “jóia irreconhecida”, ele não cativou tanto quanto se esperava por conta do seu forte cheiro de coco. A versão Le Parfum segue a tendência da marca francesa de colocar esse nome nas fragrâncias em concentração Eau de Parfum, assim como fora feito com o tradicionalíssimo Le Male, também em 2020.

Le Beau Le Parfum já chega com alguma expectativa dentro do universo dos perfumes, por ser anunciado logo após um dos carros chefes da casa ser descontinuado: o Ultra Male. Se for potente como o antecessor, tem uma grande chance de ser um sucesso estrondoso.

Jean Paul Gaultier, ao contrário de Armani, incorporou mais notas diferentes no flanker, criando maior complexidade no perfume. Le Beau Le Parfum tem nas notas de saída: Gengibre e abacaxi, com coração de cipreste, íris e coco. No fundo, fava tonka, ambergris, patchouli e sândalo.

  • EMPOLGOMETRO: 9/10

Bad Boy Cobalt Parfum Electrique – Carolina Herrera

Carolina Herrera faz muito sucesso no Brasil, com inúmeras fragrâncias simples, casuais e seguras. Nada muito desafiador ou que vá desagradar os olfatos mais puritanos.

A linha Bad Boy não teve uma boa recepção com a fragrância original, tida como “cheiro de adolescente”. Já na versão Parfum, a grife latina mudou completamente a sua abordagem e criou uma fragrância combinando couro e cannabis! Potente, diferente e ousado, teve uma recepção mesclada, mas já foi um avanço. E agora temos a versão Cobalt, também em parfum.

O frasco lembra ligeiramente o salto alto da linha feminina da mesma casa, o Good Girl, e tem até mesmo algumas similaridades na sua construção! A pirâmide também é diferenciada, mas não entrega o suficiente para se destacar como foi seu antecessor.

No topo ele tem Pimenta rosa e lavanda. Já no coração, gerânio e ameixa preta, que também está presente no Good Girl. Por fim, no fundo, acorde de trufa, vetiver e cedro. Essa trufa não é a sobremesa, e sim a trufa que é usada como tempero na gastronomia fina.

  • EMPOLGOMETRO: 7/10

Gentleman Reserve Prive Parfum – Givenchy

A linha Gentleman da Givenchy é uma clássica da perfumaria, que foi relançada não faz muito tempo. Eu diria que é pouco apreciada por aqui, já que entrega muita qualidade e uma certa exclusividade. Em 2022, a marca traz a versão Reserve Privé, inspirada na versão da década de 70, visto que a mais recente foi descaracterizada e não trazia elementos da clássica.

Com a pirâmide olfativa mais interessante dos perfumes supracitados, o Reserve Privé traz Bergamota na saída, Íris e castanha portuguesa no coração, âmbar, whiskey e madeiras na base. A combinação de madeiras com whiskey e ambar, junto com a íris pulverosa da versão moderna, predicam uma combinação muito interessante e única.

  • EMPOLGOMETRO: 10/10

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Danilo Mancini

Danilo Mancini, 31 anos, formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São Paulo. Apaixonado por arte, moda e perfumes. Possui um canal no YouTube dedicado a criar vídeos sobre perfumaria, com toques caricatos e irreverentes.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais