Quando há criatividade e talento se pode tudo. Inclusive unir a antiga cultura egípcia com a cultura pop do século XX e XXI.
Foi o que o artista Zaven Najjar fez em sua série Pharapop. Aproveitando que a forma de escrita dos egípcios utilizava-se, entre outras coisas, de imagens de pessoas, ele teve a brilhante ideia de representar ícones do pop atual por meio de hieróglifos.
Então ele desenhou personalidades como Beyoncé, Mestre Yoda e outros com os traços da escrita egípcia. Ele ainda fez questão de colocar os acessórios típicos de cada artista, como luvas para Muhammad Ali e chapéu para o Michael Jackson.
Antes Najjar, o ilustrador Josh Lane já tivera ideia semelhante, só que, em vez de artistas pop, seu foco foram os super-herois, como você pode ver aqui.
O trabalho de Najjar, no entanto, não se preocupa tanto com detalhes como o papiro, pequenas falhas no desenho para dar um visual antigo ou outros símbolos que não o próprio personagem. Ele é, digamos assim, mais objetivo – é o ídolo que importa e ponto.
Dê uma olhada nos desenho e diga se o cara não é genial.
JAMES BROWN
SNOPP DOGG
RIHANNA
PHARRELL WILLIAMS
MULHER MARAVILHA
MUHAMMAD ALI
MICHAEL JACKSON
KANYE WEST
FREDDIE MERCURY
DAVID BOWIE
DAFT PUNK
BEYONCÉ
AUDREY HEPBURN