Um dos consoles mais populares da Sega, o Mega Drive (ou Genesis, como é conhecido nos Estados Unidos) é um console de 16-bits que rivalizou o Super Nintendo. Assim como seu antecessor, o Sega Master System, foi muito popular na Europa e aqui no Brasil – sendo lançado pela TecToy no começo dos anos 90 aqui no nosso país.
Hoje em dia, existem vários emuladores modernos de Mega Drive que emulam não apenas o console, como também seus componentes adicionais, como o Sega CD e o Sega 32X. Além do já popular Kega Fusion, que é muito conhecido entre os emuladores de Genesis, citaremos não só ele como um emulador de referência, mas também softwares mais recentes que permitem uma emulação de alta qualidade do console da Sega. Vale destacar que não alimentamos qualquer tipo de pirataria. Destarte, não fornecemos imagens/jogos ou qualquer outro arquivo do gênero que esteja no âmbito desta prática.
O BlastEm é um emulador moderno e relativamente novo para você poder jogar seus clássicos jogos de Mega Drive/Sega Genesis no PC. Um dos grandes destaques é que ele possui uma filosofia de desenvolvimento muito semelhante ao Exodus (emulador que iremos discorrer no final deste artigo), já que ambos miram uma cycle-accurate, termo em inglês que designa emuladores que não querem apenas máxima compatibilidade, mas também fidelidade ao console original. Diferentemente do Exodus, no entanto, o BlastEm pode ser rodado em máquinas muito simples (praticamente qualquer máquina do mercado e até mais antigas) sem necessariamente requisitar o melhor computador possível do usuário.
Um outro destaque vai para o fato de que o emulador não requisita qualquer tipo de configuração específica, sendo indicado ao usuário apenas fazer a configuração personalizada dos controles. Como bônus, o emulador também é capaz de rodar jogos do Master System.
O único problema é que, embora o BlastEm tenha compatibilidade com a maioria de jogos do console, ela não chega a 100% dos games. Então caso algum jogo muito específico não rode no emulador, tente os outros apresentados na lista.
Prós:
Contras:
Quem já emulou no passado os consoles da Sega, certamente foi com o Kega Fusion. O emulador já é mais antigo, não recebe atualizações e ainda seu código não é aberto (não permitindo que outros programadores continuem a desenvolver o software). No entanto, ele possui grande relevância historicamente, continuando a ser um dos melhores emuladores disponíveis.
Para quem não sabe, o Kega Fusion foi desenvolvido por um ex-funcionário da Sega, conhecido no software pelo pseudônimo de “Steve Snake”. Além disso, ele é capaz não apenas de emular praticamente todos os jogos do saudoso Mega Drive, mas também seus periféricos (como o 32X e o Sega CD) e todos os consoles da Sega até o Mega Drive (isto é, não emulando consoles posteriores a esse).
Por fim, uma outra vantagem para sistemas legacy (PCs antigos), o Kega Fusion roda em praticamente tudo, tanto nos sistemas operacionais mais antigos como também em máquinas com apenas um Pentium III com velocidades mais do que satisfatórias.
Prós:
Contras:
O Genesis Plus GX é um emulador de Mega Drive que tem feito muito sucesso nos últimos anos. Embora ele tenha sido desenvolvido com o Wii e GameCube em mente (como um emulador homebrew, não-oficial), é possível se deleitar dele no Windows, MacOS e Linux perfeitamente por vias da interface/multi-emulador RetroArch.
Embora não exista uma lista de compatibilidade concreta, o emulador está com seu desenvolvimento ativo, e os seus desenvolvedores garantem que possui 100% de compatibilidade com a biblioteca de jogos do Mega Drive.
Assim como o Kega Fusion, o Genesis Plus GX também roda jogos de outros consoles da Sega (incluindo o Master System), mas nada que seja posterior ao Genesis. O emulador não possui suporte ao 32X, mas é compatível com o Sega CD. Mas o maior problema para uma parcela de usuários é para rodar nos computadores (seja Windows, Linux e MacOS), pois é necessário baixar seu core pelo RetroArch já que não existe uma GUI (interface) disponível para as versões que sempre estão vindo atualizadas.
Prós:
Contras:
Este software relativamente novo para emulação de Mega Drive possui uma abordagem completamente diferente de todos os outros que citamos aqui. A primeira diferença se dá ao fato de que seu foco está estritamente na emulação de jogos do Mega Drive/Genesis, não emulando outros consoles nem periféricos do aparelho. Como pode ser observado no site do desenvolvedor, o Exodus é estritamente focado em emular os jogos de Genesis com extrema precisão, fidelidade e consistência. Para isso, ele requisita um processador extremamente potente, ainda que seja para a emulação de um console antigo. Portanto, em troca de poder de processamento, o emulador fornece o máximo de qualidade.
Para usuários que não são muito exigentes, o Exodus não vem a ser o primeiro emulador a se pensar. Em analogia, ele se compara ao Higan na sua versão “accuracy”, já que este também possui altos requisitos de sistema. Para entusiastas (especialmente os de Genesis), isso vem a ser um ponto bacana, já que é uma ótima forma de testar a performance do seu processador.
Um contra mais significativo é que o emulador não está com um desenvolvimento constante, com seu criador parando e voltando a desenvolver seu trabalho de tempos em tempos. Todavia, sua última versão lançada (2.1), é muito estável e a emulação realmente é incrivelmente boa – novamente, tendo em mente que possui uma máquina com processador altamente eficiente.
Prós:
Contras:
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais