InícioEntretenimentoGamesOs melhores emuladores de NES (Nintendinho) da atualidade

Os melhores emuladores de NES (Nintendinho) da atualidade

Lançado pela primeira vez em 1983, o Nintendo Entertainment System (popularmente conhecido pela sua abreviação “NES” e apelidado de “Nintendinho” no Brasil) foi um console de 8-bits que popularizou e fortaleceu a indústria dos videogames que conhecemos hoje.

O console foi lançado em uma época em que a Atari vinha perdendo força no ramo. Nesse período, em que computadores não tinham a capacidade para projetar gráficos com semelhante fluidez em side-scrolling, foi com o NES que a Nintendo viu o nascimento de suas próprias franquias e de inúmeras outras companhias, tendo oficialmente recebido mais de 700 jogos (sem contar com os games lançados não-oficialmente).

No Brasil, o console só foi lançado oficialmente em 1993, por vias de uma negociação entre a Nintendo e a Playtronic. Embora o NES original seja pouco conhecido por aqui, vários clones foram lançados durante esse período, sendo os mais populares o Dynavision (da finada Dynacom) e o Phantom System da Gradiente que, ironicamente, viria a ser a representante oficial da Nintendo durante toda a era do Nintendo 64, e por um breve período, do GameCube.

O NES possui uma quantidade vasta de emuladores disponíveis para os mais diversos sistemas operacionais existentes. E para que você possa revisitar seus velhos jogos de Nintendinho, separamos uma lista com os emuladores essenciais para os mais diversos cenários. Para tanto, acompanhe!

Mesen

NES

  • Disponível para: Windows e Linux
  • Licença: GNU GPLv3

Quando se fala em emulação de NES, o Mesen já é considerado como um emulador de primeira linha para o primeiro console de mesa da Nintendo. Desenvolvido por Sour/Nova Squirrel, o software já é compatível com 100% dos jogos lançados oficialmente para o Nintendinho, rodando também romhacks e jogos não-licenciados muito bem. Com isso, é facilmente o melhor emulador de NES que existe, com base em inúmeros testes realizados em comparação com outros emuladores contemporâneos.

Além da ampla compatibilidade com as roms da Nintendo, o Mesen possui uma gama de recursos que não são sempre vistos em emuladores mais antigos ou concorrentes. É o caso de overclocking, packs de alta resolução, inúmeros filtros, suporte ao Dendy (clone do NES) e ao Top Loader (segunda revisão oficial do NES), rewind (para voltar ao jogo em qualquer ponto) e netplay integrado para jogatina on-line.

Um dos seus únicos pontos negativos é não existir um release oficial para usuários de MacOS, além de não estar mais em desenvolvimento. No entanto, com tantos recursos úteis, precisão, facilidade de uso, e, sobretudo, uma emulação top-notch, este emulador permanecerá na lista entre os melhores por um bom tempo, sendo definitivamente a sua primeira escolha.

Prós:

  • Partindo do princípio cycle-accurate (isto é, que mais se aproxima do que é visto no console real), possui emulação de extrema qualidade, sendo útil para todos os tipos de gamers que querem revisitar o NES. Com o Mesen, você conseguirá facilmente emular todos os jogos oficialmente lançados para o Nintendinho.
  • Possui inúmeros recursos modernos citados acima. De destaque, está claramente o rewind, permitindo ao jogador voltar vários segundos no jogo, sendo muito útil em momentos em que o jogador “morre” em determinado ponto do game.
  • Possui interface extremamente fácil de utilizar e não requer nenhuma configuração prévia além dos controles.
  • Mesmo sendo cycle-accurate (que exige mais da CPU), roda também muito bem em máquinas mais antigas.

Contras:

  • Atualmente, não está disponível para Mac, obrigando os usuários do sistema da Apple a procurarem uma alternativa.

[Site oficial do Mesen]

FCEUX

NES

  • Disponível para: Windows, Linux, MacOS, e inúmeras outras plataformas
  • Licença: GNU GPL 2.0+

Sucessor e derivado do antigo FCE Ultra, o FCEUX foi lançado em 2008 com desenvolvedores bem ativos. É considerado por revistas de tecnologia e sites especializados um dos melhores emuladores de NES. Sendo extremamente versátil, o FCEUX encontra-se disponível na sua forma oficial para todas as principais plataformas existentes. Por extensão, existem inúmeros “ports” não-oficiais disponíveis para uma ampla gama de plataformas, como smartphones e vários videogames.

Embora não seja tão preciso quanto o Mesen, sua emulação é excelente, rodando praticamente todos os jogos de NES sem problemas. Para uma considerável parcela de aficionados por emulação, o FCEUX pode ser visto como o emulador de escolha para NES com base na sua absurda quantidade de recursos implementados e o melhor suporte para romhacks da atualidade. Para desenvolvedores de jogos de NES, é o mais popular com base nas suas avançadas ferramentas de debbuging. Caso queira um emulador rápido e leve, ou ainda se teve algum problema com o Mesen, o FCEUX é uma excelente alternativa.

Prós:

  • Recebe constantes atualizações até hoje, sendo também atualizado por outros desenvolvedores nas inúmeras versões para plataformas não-oficiais, como smartphones e videogames.
  • Rápido e eficaz: possui versões disponíveis até mesmo para DOS e outros PCs legado (máquinas antigas). Com isso, pode-se dizer que roda em “qualquer coisa” muito bem.
  • É um dos melhores emuladores para desenvolvedores, com inúmeras ferramentas úteis. Para os demais usuários, também é muito compatível com romhacks.
  • É oficialmente compatível com MacOS, fato que alguns outros emuladores não são – ao menos em sua forma original.

Contras:

  • Não possui a mesma gama de compatibilidade e precisão dos outros emuladores e, portanto, pode apresentar glitches em uma parcela de jogos.

[Site oficial do FCEUX]

3DSen

NES

  • Disponível para: Windows, Linux e MacOS
  • Licença: Código-fechado

O 3DSen possui uma nova abordagem na emulação de NES: além de rodar praticamente qualquer jogo do console da forma tradicional, o emulador acrescenta a possibilidade de jogar uma boa parcela de jogos do console em 3D em tempo real, além da possibilidade de rotacionar a câmera em 3D. O emulador também possui um derivado separado, o 3DSen VR, para rodar jogos em realidade virtual (desde que, obviamente, você tenha em mãos um kit VR apropriado).

Com seu desenvolvimento iniciado em 2015, hoje o emulador é popular entre gamers que querem rodar jogos de NES com um toquezinho mais moderno, tendo sido destacado e avaliado em sites como Kotaku, UploadVR e Arstechnica (como exibido no próprio site oficial).

Curiosamente, o emulador é comercializado no Steam por R$ 13,44 na sua versão apenas em 3D e por R$ 24,69 na versão de realidade virtual. Não é comum um produto que emula o software da Nintendo ser comercializado (e ainda numa plataforma como a Steam – com direito a trailer oficial).

Em termos de emulação, como já citado, é capaz de emular tranquilamente qualquer game oficial da Nintendo O 3DSen possui todas as funções modernas que seus concorrentes apresentam, mas como destaque (além do já citado suporte ao 3D e VR) está o suporte aos controles de movimento, permitindo emular a Light Gun do NES para jogos compatíveis.
Vale a pena dar uma olhada.

Prós:

  • Como claro e grande destaque em relação aos outros emuladores, está a possibilidade de jogar os jogos em 3D em tempo real.
  • É altamente compatível com o catálogo oficial de jogos do NES, assim como outros emuladores modernos do console.
  • Está disponível para todas as principais plataformas.

Contras:

  • É um dos raros emuladores a serem pagos; caso o jogador não tenha muito interesse em converter os jogos em 3D/jogar em VR, não há muito propósito em utilizar o 3DSen com ótimas opções gratuitas disponíveis.
  • Não possui tantos recursos como outros emuladores – especialmente em relação ao Mesen e o FCEUX.

[Site oficial do 3DSen]
[Página oficial do 3DSen no Steam]
[Página oficial do 3DSen VR no Steam]

Leituras recomendadas

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Dmitry Nardelli
Dmitry Nardelli
Músico de dois extremos (aficionado por metal progressivo e música clássica), Dmitry se dedica a escrever sobre um dos seus hobbies favoritos: videogames.