InícioEntretenimentoGamesOs melhores emuladores de Super Nintendo da atualidade

Os melhores emuladores de Super Nintendo da atualidade

Lançado pela primeira vez no Japão como Super Famicom e em grande parte do mundo como Super Nintendo Entertainment System, o Super Nintendo (tendo as abreviaturas Super Nintendo e SNES) é um dos sinônimos para jogos em 2D de qualidade, representando um pulo dos 8-bits do Nintendo original para 16-bits. Com uma biblioteca oficial que ostenta 1.757 jogos, o Super Nintendo é um dos maiores sucessos na empresa japonesa. E mesmo sendo lançado nos anos 90, vários emuladores de Super Nintendo foram lançados até então.

O console possui uma das cenas de emulação mais robustas de todas, tanto por vias dos emuladores oficiais da Nintendo, bem como pelos emuladores de extrema qualidade – todos desenvolvidos por fãs e programadores/pesquisadores do console. Muitos desses emuladores, inclusive, então disponíveis para download no multi-emulador/software multi-plataforma Retroarch, facilitando o acesso aos emuladores em uma maior gama de sistemas operacionais e smartphones.

Na lista de hoje, listaremos os melhores emuladores de Super Nintendo que vai encontrar para qualquer plataforma para jogar seus clássicos e matar a saudade. Vale destacar que não alimentamos qualquer tipo de pirataria. Destarte, não fornecemos imagens/jogos ou qualquer outro arquivo do gênero que esteja no âmbito desta prática.

bsnes

emuladores super nintendo

  • Disponível para: Windows, MacOS, Linux, FreeBSD e OpenBSD
  • Em português? Não
  • Compatível com RetroArch? Sim
  • Licença: GNU GPLv3 (código aberto)

Desenvolvido pelo programador Near (também conhecido como “byuu”), que estudou durante anos o hardware do Super Nintendo, em busca da emulação mais precisa possível. Em paralelo ao bsnes, o autor também é o desenvolvedor do higan, um emulador de Super Nintendo com foco estrito na filosofia accuracy-based. O bsnes, em contrapartida, mantém o core “balanceado” do higan, sendo que roda em máquinas modernas modestas e simples com performance superior da vista no higan.

Outra grande vantagem em relação ao higan é sua interface extremamente fácil e simples de configurar. Em poucas palavras, tudo que o usuário precisa fazer é configurar os controles e começar a jogar. E, assim como o higan, é compatível com 100% de toda a biblioteca de jogos do SNES.

Graças ao seu código-aberto, vários outros desenvolvedores fizeram suas versões customizadas e de alta qualidade do bsnes, como o bsnes-classic, bsnes-HD, bsnes-mt e o bsnes-mercury, cada uma com atributos específicos. Mas em praticamente todos os casos, para quem quer uma emulação de Super Nintendo fiel ao do console, o bsnes é a primeira e melhor opção.

Prós:

  • Emulação precisa/fiel ao console original;
  • Compatível com 100% dos jogos de Super Nintendo;
  • Pode ser baixado pelo RetroArch, famoso multi-emulador;
  • Possui várias melhorias, incluindo filtros que melhoram a qualidade da emulação;
  • De código aberto, possui vários forks, sendo inclusive mais intuitivo em termos de interface que o higan do mesmo autor;
  • Roda em máquinas modernas com configurações modestas muito bem. Em algumas máquinas antigas (legacy), o bsnes pode rodar com velocidades medianas.

Contras:

  • Se pararmos para pensar no pacote como um todo, para praticamente todos os usuários que possuem um PC/notebook atual com configurações mais simples, não existem contras. É o melhor emulador de Super Nintendo ativo neste momento;

[Site oficial do bsnes]

Mesen-S

  • Disponível para: Windows e Linux
  • Em português? Não
  • Compatível com RetroArch? Sim
  • Licença: GNU GPLv3 (código-aberto)

O Mesen-S foi desenvolvido pelo mesmo autor do emulador de Nintendo (“Nintendinho”), o Mesen, o melhor software para emular esse console na atualidade.
Seu desenvolvedor, Sour, atualmente encontra-se inativo.

O Mesen-S seria um meio-termo do bsnes e do Snes9x (mais detalhes abaixo), já que ambos são altamente compatíveis. A analogia aqui se dá ao fato de que o Mesen-S roda em máquinas mais simples do que as requisitadas pelo bsnes para alta performance/precisão, mas sem sacrificar a fidelidade de emulação, ao passo que também é tão compatível como ambos os emuladores ‘rivais’.

Tendo uma interface/front-end agradável como o bsnes, um dos destaques do Mesen-S é seu recurso rewind intuitivo, visto no emulador oficial de Super Nintendo da Nintendo para Nintendo Switch. Além disso, possui suporte ao netplay e ainda overclock.

Embora que atualmente seu desenvolvimento esteja parado, é um dos mais precisos emuladores de Mesen-S, compatível com praticamente todos os jogos comerciais de Super Nintendo.

Prós:

  • Quase tão preciso quanto o bsnes, o Mesen-S é a segunda alternativa para emular jogos de Super Nintendo no PC com qualidade;
  • Possui recursos muito interessantes que também estão presentes no bsnes, mas de destaque estão as opções de rewind e overclocking;
  • Pode ser baixado pelo RetroArch, famoso multi-emulador;
  • Para quem busca emulação precisa de Super Nintendo e não obteve êxito com o bsnes, o Mesen-S é uma interessante opção, já que seus requisitos são levemente inferiores.

Contras:

  • Atualmente, seu desenvolvimento encontra-se inativo há algum tempo.

[Página oficial do Mesen-S no GitHub]

Snes9x

  • Disponível para: Várias plataformas; as plataformas primárias são para Windows e MacOS
  • Em português? Não
  • Compatível com RetroArch? Sim
  • Licença: GNU GPLv2 (código-aberto)

Um dos emuladores mais populares da história, o Snes9x foi um grande upgrade para usuários que utilizavam o obsoleto ZSNES como meio definitivo de jogar games do seu SNES no PC. Caso você não tenha tido qualquer êxito com os emuladores anteriores, o Snes9x merece grande destaque, já que consegue rodar perfeitamente a biblioteca do Super Nintendo usando computadores dos anos 90, sendo a opção definitiva para quem não tem um computador mais moderno ou até mesmo para quem não faz questão de estressar a máquina para rodar jogos do Super Nintendo.

Dos seus atributos interessantes, o Snes9x possui netplay com suporte ao Kailera, característica que outros emuladores não implementaram tão bem. Ainda, o Snes9x possui várias adaptações (“ports”) para outras plataformas, como smartphones e consoles de videogame que suportam homebrew.

Em troca da sua alta velocidade, o emulador é bem compatível, mas não possui o mesmo nível de fidelidade que os outros emuladores, sacrificando em alguns jogos efeitos gráficos, não ficando 100% parecido com como seria no console original.

Em todo caso, se você não conseguiu rodar os seus jogos nos emuladores anteriormente citados, você VAI conseguir emulação rápida, compatível, e jogável através do Snes9x.

Prós:

  • Compatível com praticamente todos os jogos do SNES, com alguns casos em que jogos podem apresentar glitches e/ou problemas de renderização dos gráficos. Para o usuário habitual, no entanto, isso não causará grandes incômodos;
  • O mais rápido dos emuladores, sendo possível jogar jogos do SNES até mesmo em um Pentium 2 ou 3 com ele;
  • Possui forks e adaptações para vários outros sistemas operacionais, smartphones, celulares e videogames;
  • Suporte ao Kailera em uma de suas versões;
  • Pode ser baixado pelo RetroArch, famoso multi-emulador;
  • Emulador antigo, mas com desenvolvimento ativo até os dias de hoje.

Contras:

  • O menos preciso dos emuladores, rodando alguns poucos jogos com pequenos detalhes gráficos e/ou sonoros.

As versões 2005 e 2010 do emulador não rodam de forma alguma alguns jogos, então tenha certeza de estar utilizando sempre a versão mais recente do software.

[Download do Snes9x para Windows ou MacOS]

LEITURAS RECOMENDADAS

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Dmitry Nardelli
Dmitry Nardelli
Músico de dois extremos (aficionado por metal progressivo e música clássica), Dmitry se dedica a escrever sobre um dos seus hobbies favoritos: videogames.