Os melhores filmes da história

Compartilhe

O texto “Os melhores filmes da história ” foi publicado originalmente em agosto/2012; veja aqui mais artigos da série “Clássicos ELH”, uma coletânea de textos atemporais em comemoração ao aniversário de 10 anos do El Hombre.

***

Primeiro de tudo, preciso deixar minha opinião clara: acho essas listas dos melhores filmes da história uma bobagem. É impossível definir qual o melhor deles já que, como obras de arte, trazem diferentes interpretações das pessoas. E apelar para a visão técnica é uma perda de tempo, pois cada um faz o necessário para contar sua trama.

(Por exemplo, discutir a complexidade técnica de Apocalypse Now e compará-lo a qualquer filme de Bergman ou Woody Allen é desnecessário, pois são propostas absolutamente diferentes.)

Mas gosto muito de ver as listas feitas por cineastas. Vejo-as como muito mais pessoais, sem buscar verdades absolutas, nem tentando ser perfeitas – vão muito mais de acordo com o gosto deles e o que os influenciou. Foi com isso que a revista Sight & Sound, do British Film Institute, reuniu alguns diretores para fazerem suas listas de filmes preferidos.

É reconfortante quando vemos alguém que, sem sombra de dúvidas entende e conhece cinema, como Tarantino, por exemplo, deixando de colocar Cidadão Kane em sua lista, simplesmente porque não significou tanto para ele como Tubarão, de Spielberg, para citar só uma das suas surpresas. Qualquer “metido a crítico”  seria considerado um herege se fizesse isso. Libertador, não é?

Com base nisso, fizemos a lista dos filmes que foram mais citados por estes cineastas (com no mínimo 2 votos). Participaram da matéria da revista britânica: Andrew Dominick, Bong Joon-ho, David O. Russell, Edgar Wright, Francis Ford Coppola, Greg Mottola, Guillermo Del Toro, Marc Webb, Martin Scorsese, Mathew Vaughn, Quentin Tarantino, Sam Mendes e Woody Allen. A lista abaixo está por ordem de mais votados.

4 VOTOS

  • Touro Indomável (Martin Scorsese)
  • 8 ½ (Federico Fellini)

3 VOTOS

  • Cidadão Kane (Orson Welles)
  • 2001: Uma Odisseia no Espaço (Stanley Kubrick)
  • Os Incompreendidos (François Truffaut)
  • Um Corpo que Cai (Alfred Hitchcock)
  • Taxi Driver (Martin Scorsese)

2 VOTOS

  • Apocalypse Now (Francis Ford Coppola)
  • Carrie A Estranha (Brian De Palma)
  • O Discreto Charme da Burguesia (Luis Buñuel)
  • Tempos Modernos (Charles Chaplin)
  • Três Homens em Conflito (Sergio Leone)
  • Psicose (Alfred Hitchcock)

Merecem menções honrosas cineastas como Ingmar Bergman e Akira Kurosawa – apesar de nenhum de seus filmes estar na lista, diferentes filmes seus foram citados pelos cineastas que participaram da matéria. E um último detalhe: O Poderoso Chefão não faz parte desta lista porque, nas duas vezes em que foi citado, foram escolhidos filmes diferentes da trilogia pelos diretores.

LEITURAS COMPLEMENTARES

Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:

Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.

Diego Marques

Diego Marques é formado em Rádio & TV pela FAAP; fez um curso de televisão na National Film and Television School, em Londres; e estudou cinema na New York Film Academy.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais