Aquela máxima “no mundo nada se cria, tudo se copia” pode também ser aplicada ao universo da perfumaria. Não que as fragrâncias a seguir sejam clones exatos dos perfumes importados, mas seguem um caminho olfativo muito próximo (e com muita qualidade) dos irmãos estrangeiros. Separei uma lista com 5 perfumes que são cara de um, focinho de outro.
Quasar Brave [o Boticário] e Sauvage EDT [Dior]
Quasar Brave é um ótimo exemplo de perfume que não é uma cópia fiel, mas que confunde a mente. O Sauvage é um dos perfumes mais populares atualmente, um clássico contemporâneo. O Boticário segue uma linha parecida, criando um acorde fresco com algumas especiarias e chá preto, que não está presente no perfume francês. É também versátil, mas tem um foco mais puxado para o lado herbal, menos cítrico e com menos lavanda.
Paz e Humor [Natura] e Allure Homme Edition Blanche [Chanel]
Paz e Humor é uma das jóias da perfumaria nacional. Tem uma certa popularidade e um preço bem acessível, mas merecia uma fama muito maior. Também não é um perfume com similaridade muito grande, mas é o suficiente para fazer uma conexão entre as duas fragrâncias. Levemente adocicado e cítrico, a única diferença fica por conta do fundo amadeirado do Allure, que é evidente e bastante requintado. Ambos também sofrem com a performance, com o Paz e Humor tendo uma ligeira vantagem, de forma surpreendente.
Malbec Black [o Boticário] e Bvlgari Man in Black
Aqui já entramos numa zona cinza. Os dois perfumes são bem próximos um do outro. O Boticário criou uma fragrância com uma qualidade acima da média dentro da sua principal linha. Até o frasco dos perfumes são parecidos. Ambos trazem tabaco levemente frutado (muito parecido com o que é vendido em saquinho nas bancas), um acorde de bebida alcóolica e madeiras. A única diferença vem de uma pitada floral presente no Bvlgari que não aparece no Malbec, mas que não faz tanta falta no fim das contas.
Essencial Elixir/Malbec X e CH Men Privé [Carolina Herrera]
E que tal dois perfumes nacionais diferentes que lembram o mesmo importado? A Natura tem o Essencial Elixir, com couro, conhaque e cardamomo, criando um elixir da sedução, como sugere o nome. O Boticário tem o Malbec X, lançamento de 2022, e que também se parece com o CH Men Privé. A semelhança entre o Elixir e o importado é bem pequena, com uma ligeira doçura maior no nacional em relação ao espanhol, enquanto o Malbec X destoa um pouco mais, com menos açúcar e mais couro, ardido e aquecido, mas ainda criando uma memória clara ao Carolina Herrera.
Quasar Tradicional [o Boticário] e Davidoff Coolwater/Green Irish Tweed [Creed]
E um perfume nacional que se parece com duas fragrâncias importadas? Tem. O Quasar tradicional do Boticário é muito parecido não só com o Coolwater, como também o Green Irish Tweed. A verdade é que o próprio Coolwater é um perfume inspirado no caríssimo da Creed, como compartilham o perfumista, numa história muito legal que você pode ler aqui. Quasar traz o legítimo cheiro “barbershop”, que lembra produtos de barba e cabelo masculinos, sabonete, com um frescor e um leve amargo. Um genuíno perfume masculino versátil e elegante.
Leituras recomendadas
Tem interesse por por perfumes nacionais e importados? Veja algumas matérias do El Hombre que podem te interessar:
- Como escolher e comprar meus primeiros perfumes importados?
- Quais são os melhores perfumes nacionais para o verão?
- Crítica | o novo Malbec e o X da questão
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.