Após meses de frio e neblina, está aberta a temporada de verão no Velho Continente. As temperaturas sobem, o sol dá o ar da graça e inúmeros festivais começam a pipocar de maio a agosto em vários países. Caso você seja apaixonado por música, a Europa é o lugar certo para estar neste momento; cada centavo gasto na aventura vale a pena. Por isso o El Hombre decidiu fazer um guia com os 10 principais eventos que já aconteceram ou ainda estão por vir. Confira abaixo:
1# Primavera Sound
Sediado em Barcelona, ele é o pontapé inicial para os grandes festivais europeus desde 2001. Sempre conta com bandas prestigiadas do rock, pop e DJs, além de ter como objetivo a divulgação das últimas tendências e de talentos desconhecidos da música independente. A edição deste ano teve Blur, Phoenix, The Jesus And Mary Chain, My Bloody Valentine e Nick Cave & The Bad Seeds. Algumas bandas brasileiras já tocaram no festival, que atualmente também ocorre em Portugal, numa escala menor.
2# Glastonbury
É apenas o maior festival a céu aberto do mundo. Idealizado por Michael Eavis, após assistir a uma apresentação do Led Zeppelin ao ar livre, o festival teve sua primeira edição em 1970 com o nome de Pinton Festival. Inicialmente foi influenciado pela cultura hippie, com ingressos a preços simbólicos de uma libra e leite de graça para mil espectadores. Após 40 anos de existência, recebe a cada ano cerca de 180 mil pessoas acampadas num verdadeiro mar de barracas sem fim e conta com nomes de peso da música durante três dias. Este ano, a grande atração foram os Rolling Stones, a primeira aparição deles no festival.
3# T in The Park
Sediado na Escócia, ele está entre os maiores festivais de Europa desde 1994. Ganhou esse nome devido ao patrocinador, a marca de cerveja Tennents. Após acontecer em Strathclyde Park, desde 1997 tem sido realizado em um aeroporto fora de uso no Parque Balado.
4# Benicássim
Também conhecido como FIB, o festival acontece anualmente na cidade de Benicássim, próxima a inúmeras praias na Espanha, desde 1995. Dedicado às artes em geral, o FIB reúne grandes nomes do rock, pop e eletrônico e é considerado um dos melhores festivais do circuito europeu.
5# Oya Festival
Criado em 2009, esse festival acontece anualmente no Parque Medieval em Oslo. É um dos maiores festivais a céu aberto da Europa e destaca-se pelo line-up com artistas internacionais e locais, além de promover o encontro entre cultura e natureza num local cercado de verde.
6# Rock En Seine
Realizado anualmente desde 2003, o festival ocorre no histórico parque de Saint-Cloud em Paris. Entre as atrações estão grandes nomes da música internacional e francesa.
7# Reading and Leeds Festival
Surgiu na década de 70 a partir de um festival de jazz e teve vários nomes e locais diferentes ao longo dos anos. Apresentou ao longo de sua história inúmeras atrações do rock progressivo, blues, heavy metal, punk, rock, britpop e hip-hop. Hoje em dia, acontece anualmente e de forma simultânea em Reading e Leeds na Inglaterra (durante o feriado bancário de agosto). É um dos mais tradicionais festivais de música do mundo e famoso pela lama como cartão de visitas. As galochas são essenciais.
8# End Of The Road Festival
A primeira edição ocorreu em 2006 e, desde então, esse festival independente criado por dois amigos vem crescendo e ganhando espaço. Com foco na música alternativa (folk e country) foi eleito pelo jornal The Independent como o melhor festival de 2012.
9# Bestival
O festival idealizado pelo DJ Rob da Bank e sua esposa acontece anualmente desde 2004 na ilha repleta de belezas naturais conhecida como Isle of Wight. É considerado mais alternativo e diversificado, além de ser famoso pelo maior número de pessoas fantasiadas num evento. Também é comprometido com causas sociais e relacionadas ao meio-ambiente. Em 2012, foi eleito o melhor festival do Reino Unido pelo UK Festival Awards.
10# All Tomorrow’s Party (ATP Music Festival)
Criado por Barry Hogan em 1999, o festival surgiu como uma alternativa aos grandes festivais britânicos como o Glastonbury e o Reading. Destaca-se pelo cunho mais intimista com a escalação de bandas de rock tradicionais, post-rock, alternativas e artistas de hip hop. A curadoria do festival sempre fica por conta de alguma banda convidada e ainda há exposições de arte, projeções de filmes e outras intervenções artísticas. O ATP tem várias edições durante o ano, em cidades e países diferentes.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais