Texto e ilustrações por Pedro Henriz, especialmente para o El Hombre
***
Você sabia que existem três tipos de corte de terno? Pois é. Eles têm variação no caimento, lapela, bolsos, quantidade de fendas nas costas do paletó… Isso sem contar detalhes como a cor, padrões de tecido e número de botões. Cada um possui suas peculiaridades, podendo se adaptar aos diferentes estilos de homem. Hoje vamos explicar as características do terno (i) italiano, (ii) americano e (iii) inglês para você acertar na escolha do seu.
O terno italiano tem um estilo mais ousado, deixando os ombros largos e a cintura fina, acompanhando a calça mais acertada. O bolso sem aba contribui para a silhueta enxuta. Geralmente vem com uma lapela larga, que combina com uma gravata mais tradicional.
Seu corte é mais tradicional e sério. As lapelas podem ser notched (recortada em triângulos) ou picked (pontuda). Os bolsos com abas têm uma cara mais conservadora — e o pouco acolchoamento dos ombros deixa a silhueta menos artificial.
O terno americano fica entre a ousadia do italiano e o conservadorismo do inglês. Cai bem na maioria das pessoas. Por ser mais versátil, aceita as duas opções de lapelas e bolsos para ternos. A fenda única é bem comum aos mais modernos.
Como você deve ter reparado ao longo do texto, existem dois tipos de lapela. Uma delas é a notched, com recorte triangular (direita); e a outra é a peaked (esquerda), com com um bico pontudo apontando para cima.
As fendas, na parte de trás do paletó, podem influenciar o caimento do traje em seu corpo. A fenda dupla (direita) é uma ótima opção para os homens mais gordinhos, enquanto a fenda única tem um ar mais moderno.
Quer saber mais sobre cortes, tamanhos e trajes masculinos? Aqui neste link http://bit.ly/E-bookPedroHenriz você tem acesso a várias informações ilustradas sobre moda masculina.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais