Uma dose de whisky numa viagem de avião é clássico. A aeromoça passa com seu carrinho cheio de opções, serve um copo de cowboy e o cavalheiro degusta a bebida numa boa.
Mas sempre alimentamos um desejo — distante, contudo, de se tornar realidade: um chope bem gelado a milhares de metros de altura.
Pois agora a distância entre o sonho e a realidade diminuiu. Na verdade, evaporou-se.
A KLM, empresa de aviação, juntou-se à Heineken para desenvolver a primeira máquina de chope para aviões. E depois de anos de trabalho os caras conseguiram.
Por conta da pressão atmosférica no ar ser muito menor do que no nível do mar, a máquina de chope não funciona. “Uma máquina de chope tradicional apenas serviria uma grande quantidade de espuma”, explicou Edwin Griffioen, o designer do equipamento.
Mas o pessoal encarou o desafio de superar esse obstáculo. Eles trabalharam duro numa ideia e desenvolveram o que chamaram de mile high pub — ou, sei lá, “pub nas alturas”.
Griffioen continuou explicando:
“A gente já tinha uma máquina que funcionava na pressão atmosférica do avião, mas era muito grande. Era um quebra cabeça gigante, uma vez que o barril de cerveja, o sistema refrigerador e o compressor de ar tinham que caber no carrinho do avião. No final, tivemos que abrir mão de uma dessas peças para dar certo e com dor no coração tivemos que deixar para trás o sistema refrigerador.”
“Ôpa, chope quente não!”, você pode pensar. E realmente seria o ó. Mas acalmem-se, a bebida será servida geladinha.
Os barris de cerveja chegarão no aeroporto já refrigerados. A bebida precisa permanecer numa temperatura de -5º para ficar no trinque — e a galera já conseguiu manter o chope a -3,5 tranquilamente após um período de 7 horas.
Então vai dar tudo certo sim. Graças aos céus!
A Heineken e a KLM pretendem botar a ideia em prática agora em agosto. E nós ficaremos numa espera ansiosa para que a novidade chegue logo em terras — ou ares — brasileiras.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais