Um dos maiores males da humanidade hoje é o sedentarismo. E o mundo corporativo tem sua parcela de culpa nisso. Afinal, não faz bem para a saúde passar muito tempo sentado, o que acaba sendo uma regra em boa parte das carreiras. Segundo um estudo publicado no British Medical Journal, ficar sentado menos de 3 horas por dia pode aumentar a expectativa de vida em dois anos. Agora, me diz, quem é que fica menos do que 3 horas por dia sentado? É uma meta praticamente impossível. Tem gente que extrapola essa marca apenas no trânsito, indo e vindo do trabalho.
Como grande parte das profissões não nos permite viver uma realidade diferente dessa, a solução é dar uma improvisada. Uma outra pesquisa da Universidade de Indiana concluiu que pequenas caminhadas ajudam muito no combate aos malefícios de permanecer sentado por longos períodos.
Segundo o estudo, uma pequenas caminhadas de 5 minutos é suficiente para reverter os problemas que 1 hora com a bunda na cadeira poderia causar. Pronto. Em vez de adotar uma pausa para tomar café ou fumar, saia para dar uma leve caminhada e as coisas ficarão bem melhores em sua vida.
Outra opção é trabalhar em pé durante alguns momentos do dia. Se você trabalha no laptop, pode usá-lo por alguns minutos num balcão. Isso ajuda a evitar os problemas vasculares que a posição sentada pode causar. Um terceiro estudo, realizado pela Universidade de Chester, confirmou que ficar de pé é muito mais benéfico ao organismo do que permanecer sentado.
Isso porque a posição muda a maneira como o nosso corpo lida com o açúcar, sendo que na forma erguida os níveis de glicose no sangue equilibram com mais agilidade do que quando sentado. Além disso, ficar de pé gasta mais calorias, é claro. Para você não se perder nas dicas, portanto, vamos enumerá-las:
É claro que nenhuma dessas dicas substituí os exercícios regulares. O ideal é que você inclua um treinamento de musculação, corrida, futebol ou qualquer coisa no seu cotidiano semanal. Mas mesmo para aqueles que se exercitam com regularidade, as sugestões acima são válidas, afinal, apesar de ativas, essas pessoas podem passar muitas horas seguidas sentadas e é justamente isso que faz mal ao organismo, segundo os estudos.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais