Você já passou por um relacionamento que simplesmente não foi capaz de esquecer? Está desejando voltar a falar com essa pessoa, e quem sabe buscar uma reconciliação?
Isso é mais comum do que você imagina.
Em um estudo com quase 800 jovens adultos em torno dos 20 anos, cerca de metade reatou com o ex após um término inicial. Fora isso, mais da metade continuou a se relacionar sexualmente com o ex depois do fim.
Se você passou recentemente por um término, é comum pensar em se reconciliar. Você pode se pegar rememorando os momentos felizes compartilhados. Sentindo falta. Pensando neles. Lutando para encontrar a sua identidade sem eles. E até mesmo esquecendo seletivamente por que chegaram ao fim.
E por que isso acontece conosco?
Muito disso se deve à natureza dos términos. Eles podem mudar seu estilo de vida, autoconceito ou até mesmo seu lar em um piscar de olhos. Mesmo que tenha sido você quem quis terminar o relacionamento, términos são devastadores em termos emocionais. Eles nos levam a questionar nossas escolhas.
E então, devo tentar voltar com a minha ex?
Embora a resposta para essa pergunta seja complexa e dependa de sua situação específica, ainda é importante fazer algumas perguntas diretas sobre sua motivação para voltar. Aqui estão algumas para começar:
1# POR QUE VOCÊS TERMINARAM?
Há uma razão pela qual seu relacionamento não deu certo da última vez que vocês namoraram – talvez até inúmeras razões! Assim, antes de voltar com sua ex, é importante pensar honestamente sobre o que levou ao término. O que é que causou a separação? Por que seu relacionamento, em última análise, não deu certo?
2# ALGUMA COISA SIGNIFICATIVA MUDOU DESDE O TÉRMINO?
Reconciliar-se só funcionará se algo mudou. Um ou ambos devem ter se modificado e evoluído em relação às questões que os separaram inicialmente (que devem ser abordadas).
Você mudou de maneiras que o levam a acreditar que será diferente desta vez? Sua ex mudou? Vocês abordaram tudo o que não funcionou da última vez que estiveram juntos? Se não, pense bem antes de tentar se reconectar.
3# O QUE ESTÁ TE MOTIVANDO A VOLTAR COM A SUA EX?
Como os términos podem ser chocantes e disruptivos, é realmente importante que você entenda por que quer voltar.
Qual é a sua motivação para reacender esse relacionamento? É porque você realmente ama sua ex? Porque acha que ela é uma ótima pessoa, e por isso quer fazer dar certo?
Ou é porque você está solitário? Entediado? Se sentindo perdido sem ela? Não sabe quem você é ou o que fazer com a sua vida agora que ela se fez?
Se o seu desejo de voltar a se relacionar com uma pessoa vem de um lugar não saudável, como quando acha que não será capaz de encontrar mais ninguém, pode ser sábio fazer uma pausa antes de voltar.
A verdade nua e crua é a seguinte: navegar por interesses amorosos – atuais e antigos – pode ser complicado. Se você está querendo recomeçar com alguém, lembre-se que não é realmente como começar um novo relacionamento; você tem um entendimento e história com seu ex que influenciará sua dinâmica no futuro?
Dito isso, é possível desenvolver um novo relacionamento com um ex que seja funcional e saudável, desde que algo tenha mudado. Se você tentar começar de novo, comece sendo claro sobre o que não funcionou no passado e mude claramente suas expectativas, comportamento e estilo de vida para abordá-lo.