Uma das maiores correlações entre a perfumaria e o automobilismo, é a paixão pela performance. Carros velozes e perfumes potentes atraem o público masculino e aguçam o imaginário. Não é muito fácil encontrar perfumes nacionais potentes dentro dos portfólios brasileiros. Mas, se procurar bem, encontramos algumas joias. Algumas das casas mais tradicionais, como Natura e O Boticário, e outras das casas de nicho e perfumaria indie menos conhecidas (mas não piores).
Lussac – Thera Cosméticos
A Thera Cosméticos é uma das marcas pioneiras de contratipos do mercado nacional, mas tem vários perfumes autorais em seu catálogo. Um dos mais populares e mais conhecidos é o Lussac, um projeto de contratipo do Allure Homme Edition Blanche da Chanel que não ficava similar de jeito nenhum, mas que ficava muito bom por si só, e como o resultado ficou muito bom, foi lançado como um perfume autoral.
Lussac é bastante cítrico, a saída pode até mesmo assustar por conta da sua adstringência, mas consegue com o passar do tempo, entregar uma elegância e sofisticação ímpar. Vetiver leve, amadeirado, polido, fresco e um pouco amendoado na base da fragrância amenizam a criticidade da saída e dão um pouco mais de peso. O resultado é um perfume muito versátil e elegante, com fixação de mais de 10 horas, e uma intensa projeção de pelo menos duas.
Natura Essencial Oud Tradicional
O Oud é uma matéria prima nobre da perfumaria, muito cara e praticamente inacessível em sua forma natural. Ainda assim, existem várias opções sintéticas muito bem-feitas disponíveis no mercado. E é o que temos no Essencial Oud, um dos perfumes nacionais a desbravar os cheiros do oriente.
Muito doce e potente, o Essencial Oud é um perfume que causa um pouco de controvérsia por ser muito doce e muito amadeirado, que seria em tese, inutilizável no clima nacional, o que não chega a ser verdade.
Destaque do Oud amadeirado e seco com canela doce e achichelada, com pralinê, uma sobremesa de chocolate que compõe uma boa parte da doçura do perfume. Fixa mais de 12 horas com tranquilidade e projeta por horas de forma bem intensa, nunca fica fraco na pele, é sempre vivo e presente.
Tabac D’or – Condé Parfum
Fábio Condé é um entusiasta por perfumes que tinha um canal no Youtube e largou tudo para virar perfumista, criando a casa Condé Parfum, que traz perfumes com qualidade de nicho a um preço acessível. Praticamente todos os perfumes da casa são potentes e únicos, e o meu predileto é o Tabac D’or.
Uma curiosa saída cítrica e verde com goiaba contrasta com um fundo doce, cremoso e especiado composto por tabaco, baunilha e incensos. Uma combinação exótica e muito gostosa, resulta num perfume com enorme qualidade, performance elevadíssima e bastante singularidade. A fixação dele ultrapassa 12 horas tranquilamente e a projeção é bem intensa, por pelo menos umas 3 horas.
Malbec Signature – o Boticário
O Boticário recebe duramente críticas a respeito da performance de seus perfumes, ainda mais atualmente. Mas existem algumas criações que entregam não só qualidade, como também performance, sendo o Signature uma delas. Ele veio como uma edição limitada anos atrás, e voltou para ficar praticamente permanente no catálogo.
Malbec Signature que, apesar de levar o nome, não tem nenhuma semelhança com a linha. É um perfume premium com qualidade e construção acima da média. Baunilha, cravo e especiarias criam uma fragrância muito elegante e um pouco desafiador, visto que sua característica amadeirada remete a mobília envelhecida, o que não é um problema para os mais destemidos. Fixa algo em torno de 10 horas e projeta de forma intensa por pelo menos 2.
Leituras recomendadas
Se você se interessa por perfumes nacionais, veja algumas matérias do El Hombre relacionadas ao assunto:
- Perfumes nacionais: veja 4 marcas que vale a pena conhecer
- O que são perfumes de nicho? Vale a pena investir em um?
- Sósias? conheça alguns perfumes nacionais que lembrar importados
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.