Um dos melhores perfumes de 2021, o Polo Cologne Intense pode ser considerada uma das fragrâncias importadas mais badaladas e populares entre os lançamentos do ano passado. Baseado em um perfume clássico, posso dizer que ele é uma verdadeira reinvenção do que já fez sucesso no passado. Hoje, trago a vocês a resenha completa dele.
O legado
Polo Cologne Intense é um descendente direto do Polo, da Ralph Lauren. O frasco verde com certeza repousou na cabeceira de muitos adultos durante os anos 80 e 90. É um clássico da perfumaria, considerado um dos melhores perfumes já lançados. Antiquado para os padrões atuais, o Polo é como ter um antigo V8 como carro do dia a dia: É muito legal, todo mundo repara, mas não tem muita praticidade na atualidade.
Couro, musgo de carvalho, pinheiro, tabaco… inúmeras notas pesadas tornam o clássico da casa estadunidense um perfume completamente fora dos padrões atuais. Elegante, busca criar um contraste entre um homem de terno e gravata com um aventureiro. Como você não pode levar a selva até o seu escritório, você leva o perfume com o cheiro dela. Ainda que tenha valores que compartilham com os ideais dos jovens, ele não é um perfume moderno e é tido por muitos como “cheiro de pai/avô”.
O clássico reinventado
A aposta de Ralph Lauren é trazer o legado deixado pelo Polo de uma forma moderna. Cologne Intense é uma interpretação moderna do que seria o perfume caso ele tivesse sido lançado no século XXI.
O grande trunfo é o ambroxan, a matéria prima moderna, sintética e que está presente em grandes sucessos da perfumaria atual, como o Dior Sauvage. Foram também removidas as notas mais pesadas, como o tabaco, couro, musgo de carvalho e as agulhas de pinheiro. Essa última é a característica dominante na versão antiga e que divide os fãs: alguns alegam que sem ela, não é Polo de fato.
A atual construção traz toranja, hortelã e manjericão na saída, com destaque para a toranja cítrica, levemente adocicada e suculenta, junto com o hortelã fresca, lembrando mais a folha verde direto do solo do que num chá. Tem também nuances frescas e limpas no coração, com a sálvia verdinha e levemente terrosa, lembrando a lavanda. Na sua base, o ambroxan fresco, um pouco metálico e amadeirado, muito bem acompanhado pelo patchouli e o vetiver, que conferem um sólido amadeirado polido.
Performance e usabilidade
Polo Cologne Intense é fresco, versátil e pode ser usado em qualquer tipo de ocasião, com destaque para o seu uso casual ou em ambiente de trabalho. Moderno, sério e elegante, não é uma fragrância que permite apontar uma idade demográfica. Seu destaque fica por conta do uso em locais e ocasiões sérias, como o trabalho, faculdade e reuniões.
Seu calcanhar de Aquiles fica por conta da performance, com uma fixação de 5-6 horas e projeção moderada, remando contra o legado da versão tradicional que era superpotente. Acaba sendo um fator impeditivo para a maioria dos brasileiros, que gostam de alta performance na perfumaria.
Leituras recomendadas
Matérias do El Hombre relacionadas ao assunto que você pode gostar também:
- Bleu de Chanel: o grande legado do famoso perfume
- Oliver Creed, Pierre Bourdon e a polêmica história do Green Irish Tweed
- Vai pro date? Confira as melhores opções de perfumes para encontros
➤ Inscreva-se no canal do El Hombre no YouTube para vídeos diários de estilo, lifestyle e desenvolvimento pessoal.