“A única constante é a mudança” é uma afirmação que retrata como a vida e tudo nela estão sujeitos à transformação. Aprender a se adaptar é fundamental para o seu bem-estar geral. E sim, a mudança está por toda parte. Algumas delas são fixas, como a transição de uma estação para outra, enquanto outras são evolutivas e progressivas, trazendo novas situações à medida que o tempo passa.
É natural não gostar de mudanças – muitas vezes elas exigem que você saia de uma zona de conforto e segurança. No entanto, a adaptabilidade, o processo de reinventar seus comportamentos, pensamentos e emoções, pode ser um fator-chave de proteção na saúde mental.
O filósofo grego antigo Heráclito observou que o mundo natural estava em constante movimento. As pessoas envelhecem, desenvolvem hábitos e mudam de ambiente. Você não pode pisar no mesmo rio duas vezes — até mesmo as pedras estavam sujeitas a mudanças pelos elementos ao longo do tempo.
Ele chamou essa lei universal da mudança de “Logos” e a associou a três crenças centrais conhecidas como sua doutrina do fluxo:
A ironia em tudo isso, como sua afirmação sugere, é que a única coisa que nunca mudará é a presença da própria mudança.
Você não precisa amar a mudança para ser capaz de abraçá-la, e pequenos ajustes podem tornar o processo menos doloroso a longo prazo.
➤ ENCONTRANDO SEU GRUPO DE APOIO: Kate Schroeder, uma conselheira profissional licenciada de St. Louis, Missouri, sugere encontrar e se cercar de pessoas que possam apoiá-lo durante o processo. “A principal maneira de melhorar a adaptabilidade é encontrar uma rede de apoio da qual você possa aprender e se apoiar ao longo da vida e das transições que certamente ocorrerão”, diz ela.
➤ TORNANDO-SE AUTOCONSCIENTE: Você já se perguntou por que mudanças parecem ser tão desconfortáveis? Entrar em sintonia com o motivo pelo qual você pode resistir à mudança pode ser útil, diz a Dra. Jenn Hardy, psicóloga licenciada de Maryville, Tennessee. “Quando reconhecemos que isso vem do nosso temperamento ou de experiências difíceis anteriores em nossa vida, podemos nos abordar com mais compaixão.”
➤ RECONHECENDO O ESTRESSE COMO UM SINAL DE MUDANÇA: Hardy acrescenta que o estresse pode fazer você sentir como se a mudança fosse impossível, mas muitas vezes é um sinal de que pode ser a hora.
“Talvez você nem precise conversar com alguém [sobre seu estresse]”, diz Hardy. “Você já pode saber quais partes da sua vida precisam de ajustes. Deixe isso ser seu sinal para começar a lidar com elas.”
➤ ESCREVENDO OS ASPECTOS POSITIVOS: “Considere as maneiras pelas quais a mudança pode ser benéfica para você ou para aqueles ao seu redor”, aconselha Halle M. Thomas, terapeuta associada de casamento e família licenciada de Portland, Oregon. “Pode ser útil realmente escrever isso como uma lista para que você possa ver no papel.”
A adaptabilidade pode ser um importante indicador de resiliência na vida. Uma pesquisa de 2022 mostra que durante a pandemia do COVID-19, algumas pessoas foram incapazes de se adaptar ao bloqueio. Isso foi relacionado a níveis mais elevados de depressão, ansiedade e insônia.
Ser incapaz de aceitar a mudança pode ter sérias implicações para a relação de uma pessoa consigo mesma e com as pessoas ao seu redor, diz Thomas. “No pior dos casos, essa sensação de estar preso pode aumentar a ansiedade, a depressão e o uso de substâncias.”
***
Fonte: Psych Central
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Saiba Mais