Por que algumas pessoas odeiam as férias?

Compartilhe

As férias são vistas por muitos como uma espécie de oásis de alívio em meio ao stress e à fadiga do dia a dia. Mas, acreditem, há gente que parece ter alergia ao período de férias. Se preciso, tentam mover o céu e a terra para não ter que parar de trabalhar. Comportamento estranho, não? Vamos desvendar as possíveis causas.

1# Trata-se de um workaholic

O trabalho pode virar um verdadeiro vício para muitos profissionais. Para eles, estar trabalhando representa um refúgio seguro ou mesmo uma alternativa de fuga de situações mal resolvidas em suas vidas. Tal qual um viciado convencional, afastá-lo bruscamente de suas atividades profissionais pode desencadear a chamada “síndrome de abstinência”, afetando diretamente seu comportamento.

2# Quer reforçar a sua renda vendendo as férias

Não devemos esquecer os casos de pessoas cuja renda advinda do trabalho tem se mostrado insuficiente para cobrir as despesas do mês. Para eles, qualquer opção de ganho extra será perseguida avidamente. Assim, horas extras, adicionais diversos, incentivos e a venda de parte das férias, conforme previsto em lei são vistos como impulsos úteis para sair do buraco.

3# Teme perder o emprego quando voltar

Ter a insegurança como companheira é muito difícil. Quem está caminhando na corda bamba, se arriscando a perder o emprego, verá as férias como um período de vulnerabilidade no qual a empresa poderá se aproveitar da ausência temporária para articular o desligamento. Um dos fantasmas que mais assombra esse tipo de profissional é a possibilidade do chefe nem perceber a sua falta durante as férias ou ainda descobrir que o setor passou a funcionar melhor em sua ausência.

4# Está envolvido em algum tipo de negócio fraudulento

Quem tem algo errado a esconder jamais irá gostar das férias. Desconfie de pessoas que se apegam ferozmente a determinados processos, documentos e informações. Elas entrarão em pânico quando for levantada a hipótese de colocá-las de férias, deixando alguém em seu lugar. O receio de ter os esquema descoberto irá fazê-los criar uma variedade de desculpas para convencer a empresa a mantê-lo em seu posto de trabalho durante longos anos, sem nenhum tipo de período de descanso que ultrapasse os feriadões ou pequenas licenças médicas.

Tudo tem seu tempo. Assim, usufrua com equilíbrio as oportunidades de crescimento e aprendizado em meio às tarefas diárias, mas não esqueça de mergulhar fundo em suas férias, afastando assim qualquer tipo de suspeita ou dúvida, quanto à sua imagem.

O motivo às vezes é que ele está envolvido num negócio fraudulento

Flávio Emílio Cavalcanti

Flávio Emílio Cavalcanti é professor universitário, consultor organizacional, administrador e mestre em Gestão de Recursos Humanos.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais